MotivacionalOAB

Suspensão OAB 2021: como fica o emocional do futuro advogado com a incerteza das datas?

Por abril 20, 2021maio 14th, 2021Sem comentários
Suspensão OAB 2021: como fica o emocional do futuro advogado?

Se toda prova já deixa o estudante nervoso, a suspensão da OAB 2021 é mais um fator de estresse diante do cenário da pandemia.

Com a suspensão e a posterior remarcação para o dia 13 de junho, o estudante se sente perdido na hora de montar um cronograma de estudos para o Exame XXXII da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo a psicóloga Karolyn Sandes, é normal que o aluno se sinta frustrado e desmotivado diante de todo investimento que fez para aquela prova. “Um pensamento como nadar, nadar e morrer a cinco metros da terra firme”, resume a especialista em Inteligência Emocional.

A especialista deu uma entrevista sobre o assunto à nossa parceira, a Folha Dirigida. Você pode conferir o conteúdo completo no site da Folha ou ler o texto na íntegra abaixo.

Suspensão da OAB 2021: como fica o emocional do Futuro Advogado?

De acordo com a terapeuta Karolyn Sandes, preparar-se para uma prova já cria um determinado nível de apreensão. Ou seja, corpo e mente, assim como nossas atividades, já se aprontam, mesmo que involuntariamente, para aquele evento.

A pandemia já exigiu do aluno que mudasse seu ambiente de estudo, de trabalho, relacionamentos e diversos outros fatores da vida.

Portanto, assim como já vem acontecendo, o primeiro passo é se reorganizar diante do novo cenário. Aqui, no caso, para a prova no futuro.

Uma boa reorganização, perpassada pela ressignificação e determinação das prioridades, em alinhamento com o que é necessário, ajudará no autoconhecimento.

“Ao nos conhecermos, conseguimos identificar os melhores caminhos para percorrermos. Ainda mais nesta nova fase que estamos vivendo no mesmo ambiente (em casa) e somos alunos, filhos, pais, profissionais, maridos, esposas, ativistas, defensores de ideias e ideais, empáticos, tristes e felizes ao mesmo momento, muita das vezes”, define a psicóloga.

Como o autoconhecimento pode ajudar diante da suspensão da OAB 2021?

Karolyn Sandes

Psicóloga pós-graduanda em saúde do trabalhador, Karolyn Sandes trabalha com foco terapêutico na promoção da sua saúde mental

Segundo a psicóloga, quem se conhece, por consequência, sabe quais são suas fraquezas. Por mais que a princípio possa parecer assustador, reconhecer a própria vulnerabilidade significa força.

Quem sabe quais são as suas próprias fraquezas, pontos fracos, medos, dores e receios, é menos pego de surpresa em momentos difíceis. Essa pessoa já sabe as suas reações frente às dificuldades e como lidar com elas.

Além disso, tem consciência do que lhe faz mal, os motivos e os dias que não está bem.

Portanto, o autoconhecimento ajuda qualquer pessoa passando por uma crise, seja qual for, a pensar no “pós” e não no “durante” do problema.

Um dos braços da inteligência emocional, essa autoconsciência de si pode ser desenvolvida na terapia e com autoanálise.

No caso da suspensão da OAB 2021, o estudante que já tem esse preparo emocional reage de forma menos negativa. Ou seja, ele já sabe como lidar com uma dificuldade. Assim, consegue fazer um desvio de rota melhor nos seus estudos para lidar com o momento e se manter na ativa.

Como se manter estudando diante da suspensão da OAB 2021?

O primeiro passo é organizar o cronograma de estudos. De acordo com Karolyn Sandes, é hora de se programar para realizar as atividades necessárias a serem executadas.

Para manter a mente preparada para quando a prova chegar, é necessário se manter estudando, nem que seja preciso reduzir um pouco o ritmo. Apesar do adiamento, uma hora o exame vai acontecer. E ninguém quer ser pego de surpresa, certo?

Nesse sentido, a tecnologia pode ser utilizada como uma grande aliada do aluno nesse momento. Através dela, os estudantes conseguem manter seus estudos, acessar conteúdos e se aprofundar cada vez mais no conhecimento que precisam ter.

Mas estando sempre atento às suas necessidades, respeitando a hora do estudo e a hora do descanso. Inclusive, o próprio autoconhecimento também ajudará o estudante a compreender quais são os seus limites.

“Existe um tempo certo para todas as coisas e sobrecarregar não gera benefícios. Muito pelo contrário”, explica a psicóloga. “Isso nos leva mais uma vez a importância do autoconhecimento e análise constante do nosso eu.”

Em resumo, as dicas para os estudantes manterem a motivação diante da suspensão da OAB 2021 são:

  • Buscar o autoconhecimento
  • Ter um cronograma
  • Alinhar as necessidades e os momentos de prazer
  • Se permitir desacelerar

No momento em que entende os próprios limites e se cobra menos, por consequência, o estudante se torna mais produtivo. Por isso a importância de viver um dia de cada vez, respeitando os próprios limites e evitando comparações com os outros.

Segundo a psicóloga, se for para se comparar com alguém, que seja com o eu de ontem, com o intuito de reconhecer o próprio progresso.

Como as instituições podem ajudar na motivação dos alunos? Quais ações poderiam ser implementadas de maneira remota, alinhadas à tecnologia?

Via de regra, muitas universidades já têm um núcleo próprio de Psicologia, onde profissionais e alunos do curso ajudam os outros estudantes a trabalhar de forma analítica e motivacional a lidar com o momento atual.

Mas, se esse não for o caso, o ideal é que a instituição foque sempre no hoje. Isto é, criando metas curtas para manter os estudantes motivados e impulsionados.

Uma forma de fazer isso é realizando atividades práticas, mesmo que de forma online, para que assim se sintam úteis no período do estudo. Além disso, sempre incentivar a busca por conhecimento, como a procura por cursos online.

Como lidar emocionalmente com a suspensão da OAB 2021?

Como a EduQC pode ajudar no preparo emocional dos alunos?

Segundo Ulisses de Oliveira, embaixador da EduQC, “a possibilidade de praticar com questões e ter dados estatísticos para guiar os estudos conforta o aluno, que se sente mais seguro”.

Nesse sentido, a plataforma é uma aliada para manter o equilíbrio dos estudos e reduzir a ansiedade. Através de testes, avaliações, simulados e questões, tudo com resposta imediata, o aluno consegue acompanhar seu desempenho em tempo real.

Assim, saber suas prováveis chances de aprovação, por exemplo, reduzindo um pouco a ansiedade que muitos alunos têm de aguardar uma conversa com seus coordenadores para avaliarem seu desempenho.

Por outro lado, o mesmo vale para os professores e coordenadores de curso. Se a pandemia tirou a possibilidade de realizar simulados visando a preparação para OAB, a plataforma permite fazer isso de forma online.

Da mesma forma que os alunos, professores e coordenadores têm acesso aos resultados de cada um. Com isso, têm conhecimento de quais aspectos precisam ser melhorados.

Através desse diagnóstico, sabem onde melhorar, em quais matérias os alunos tem mais dificuldade e os respectivos tópicos dentro de cada uma.

A ferramenta da EduQC OAB ainda conta com uma inteligência artificial de ponta. Ou seja, ela reconhece automaticamente as dificuldades do aluno com as respostas de seu simulados e organiza o seu estudo de forma a direcioná-lo para sanar essas dores.

Somado a isso, conforme o estudante vai dominando o assunto, o nível de dificuldade das questões cresce proporcionalmente a sua demonstração de conhecimento.

Quais são as vantagens da EduQC OAB?

Em suma, as vantagens para os estudantes são:

  • Controle de estudos com Inteligência Artificial
  • Avaliações adaptadas ao nível do aluno que evoluem com ele
  • Maior chance de aprovação
  • Melhores metodologias

Já para os professores, na hora de incentivar os alunos na preparação para a OAB, ela ajuda a identificar:

  • Informação do desempenho dos alunos por disciplina
  • Oportunidade de direcionar a aula de acordo com as deficiências identificadas
  • Maior efetividade do aprendizado

Por fim, a instituição de ensino tem acesso a:

  • Inteligência dos dados
  • Efetividade do corpo docente
  • Informação do desempenho e proficiência dos alunos
  • Oportunidade de abordagem diferenciada a cada aluno
  • Vantagem competitiva com uma solução customizada
  • Metodologia adaptativa
  • Retenção dos alunos
  • Maior aprovação dos alunos

Mesmo com a suspensão da OAB 2021, a EduQC ajuda os alunos e os profissionais da educação a seguir no ritmo de preparação para todos estaremos prontos no dia 13 de junho!

Deixe um comentário