OABTécnicas de Estudo

Como otimizar os estudos para o exame da OAB

Por agosto 14, 2020agosto 31st, 2020Sem comentários
Otimizar os estudos para o exame da OAB

A prova da OAB é um desafio para os estudantes de Direito. Isso porque abrange um alto número de disciplinas ainda na primeira fase. Dessa forma, como otimizar os estudos para o exame da OAB?

Primeiro, você precisa saber que a prova objetiva, conhecida como 1ª fase da OAB, é composta por 80 questões. Cada acerto vale 1 ponto e, para ser aprovado nessa etapa, é preciso obter o mínimo de 50% de acertos (40 pontos).

Os principais conteúdos cobrados são: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina da OAB.

Já na prova prático-profissional, que é a 2ª fase da OAB, o estudante terá que realizar uma redação de uma peça profissional e quatro questões discursivas.

Uma dica para otimizar seus estudos, portanto, é utilizar a Técnica Pomodoro, que é uma forma de combater a procrastinação na hora de estudar.

A Técnica Pomodoro dá foco no processo e evita a procrastinação. Além disso, produz um estado de atenção prazeroso.

Como a técnica pode ajudar a otimizar seus estudos para a OAB?

A Técnica Pomodoro utiliza 25 minutos de atenção, em que o estudante fica completamente focado na atividade previamente planejada. Após esses minutos, há uma pausa de cinco minutos para descanso mental.

A sugestão é que o estudante pense em coisas tranquilas durante a pausa, evitando até mesmo refletir sobre o que estudará nos 25 minutos seguintes.

Outra forma de utilizar a pausa é fazendo atividades, como:

  • Beber água
  • Ir ao banheiro
  • Fazer um lanche
  • Checar suas redes sociais

Mas é preciso estar atento para não ultrapassar o tempo de 5 minutos.

Ao fim de uma sucessão de 4 pomodoros, a orientação é que a pausa tenha 15 minutos.

E, quando terminado o intervalo, o processo se repete: pomodoros de 25 minutos, seguidos de pausas de 5 minutos.

Usar recursos como este ao estudar faz com que o sistema límbico do estudante deixe seu córtex frontal em paz e possibilita que seus estudos tenham cada vez mais qualidade.

A Técnica Pomodoro ajuda a finalizar o vício de deixar os estudos para depois. Em pouco tempo, o futuro advogado conseguirá utilizar o método de forma virtuosa.

Técnica Pomodoro

Tenha foco ao aprender

Embora seja bem simples e fácil, a técnica não deve ser utilizada como uma simples forma de acelerar o processo de desenvolvimento de tarefas, mas sim como uma unidade de esforço temporal e foco.

Com o tempo, por meio da Técnica Pomodoro, o candidato saberá quais são as atividades em que é menos produtivo e, assim, poderá tentar se desenvolver melhor nesses pontos fracos.

Comece a usar a técnica agora, sinta a diferença em sua rotina de aprendizagem, e você irá otimizar os seus estudos para o exame da OAB.

A EduQC OAB utiliza a metodologia dos pomodoros para organizar seus ciclos. Se você precisa de ajuda para aplicar essa técnica aos seus estudos, conheça a nossa ferramenta!

Quero me preparar para a OAB

Deixe um comentário