OAB

O que fazer para manter a motivação dos alunos para estudar para OAB?

Como manter a motivação para estudar OAB

A princípio, uma das consequência da suspensão e da reabertura do Exame XXXII da Ordem dos Advogados do Brasil é a falta de motivação para estudar para OAB por parte dos estudantes.

Nesse sentido, às incertezas diante do futuro da prova, somadas ao cenário de estresse causado pela pandemia do Coronavírus, interferem diretamente no emocional dos estudantes. Por consequência, no desempenho na hora da prova.

Portanto, manter a motivação para estudar para OAB é do interesse de todos. Tanto dos estudantes, que precisam ser aprovados na prova para que possam advogar, quanto das instituições, que desejam que seus alunos egressos tenham sucesso profissional.

Mas como vencer esse desafio?

A falta de motivação para estudar OAB associada à falta de avaliação

Um dos motivos do desânimo nos estudos pode estar associado à falta de avaliações. Por mais que ninguém goste de fazer prova, é através dela que o estudante, assim como os professores e a instituição, sabem como está o desempenho do aluno.

Com a pandemia, as universidades ficaram impossibilitadas de realizarem aulões e simulados para a preparação para o Exame. Consequentemente, as formas de ajudar os alunos a ter motivação para estudar para a OAB ficaram reduzidas.

Essa perda é sentida em ambas as direções. Por um lado, os professores enfrentam um desafio físico e tecnológico ao terem que repensar novas formas de ensino e incentivo.

Por outro, em meio a um cenário de tanto estresse, os alunos ainda tem o adicional de não terem uma avaliação concreta do seu nível de conhecimento. Dessa forma, se sentem ainda mais inseguros para uma prova que, por si só, já gera insegurança.

Outra consequência é que, sem uma avaliação, o estudante que consegue, ainda assim, manter-se estudando, não sabe se está fazendo uma boa preparação.

Ao se preparar às cegas, não tem a devida noção de que sua metodologia está correta e onde pode melhorar. Além disso, pode cair na armadilha de estudar apenas disciplinas que gosta e ficar defasado em outras. Principalmente nas que têm mais dificuldade.

Falta de preparação é o maior motivo para reprovação na OAB

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 38,74% dos inscritos até a 28ª edição da prova não conseguiram ser aprovados. Além disso, quanto mais tentativas o candidato faz, menor são as suas chances de passar.

De acordo com os dados, 40% das aprovações acontecem na primeira tentativa, enquanto 22% na segunda.

Isso indica que, para a instituição, é mais vantajoso preparar os seus estudantes enquanto ainda frequentam a faculdade. Afinal, com o conteúdo mais fresco na cabeça, também é mais fácil para eles desenvolver esse conhecimento e se sair bem na prova.

Como a EduQC pode ajudar na motivação para estudar OAB?

Uma das grandes vantagens da EduQC são os simulados online. Através deles, o aluno consegue fazer uma avaliação personalizada do seu desempenho.

Isso porque, por ser inteligente e responsiva, a EduQC OAB fornece em quais disciplinas exatamente o candidato se sai bem e em quais precisa melhorar.

Além disso, a plataforma ainda acompanha o desempenho do aluno. Ou seja, conforme ele vai adquirindo conhecimento em um determinado assunto, o nível de dificuldade das questões sobe junto com ele.

Em resumo, as vantagens para os estudantes são:

  • Controle de estudos com Inteligência Artificial
  • Avaliações adaptadas ao nível do aluno que evoluem com ele
  • Maior chance de aprovação
  • Melhores metodologias

Já para os professores, através das avaliações dos alunos, eles têm acesso a:

  • Informação do desempenho dos alunos por disciplina
  • Oportunidade de direcionar a aula de acordo com as deficiências identificadas
  • Maior efetividade do aprendizado

Por fim, para a coordenação e para a instituição, a plataforma é vantajosa porque oferece:

  • Inteligência dos dados
  • Efetividade do corpo docente
  • Informação do desempenho e proficiência dos alunos
  • Oportunidade de abordagem diferenciada a cada aluno
  • Vantagem competitiva com uma solução customizada
  • Metodologia adaptativa
  • Retenção dos alunos
  • Maior aprovação dos alunos

Portanto, as avaliações também são importantes na motivação para estudar para OAB. Experimente já o software da EduQC!

Deixe um comentário