OABPlanejamento

Como estudar para o Exame da OAB?

Por julho 14, 20202 Comentários

Se você está se formando como bacharel em Direito, sabe que em breve precisará encarar o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mas, você sabe como estudar para o Exame da OAB?

Essa busca pela “vermelhinha” assusta os estudantes pelo fato de ter que rever uma boa quantidade do conteúdo trabalhado ao longo da graduação.

Tendo em vista o grande número de reprovações no Exame da Ordem, é importante destacar que os futuros advogados devem se empenhar na preparação.

Como todos sabem, o exame tem duas fases de caráter eliminatório, com uma prova objetiva e uma prova prático-profissional. E por esse motivo você deve ter uma boa organização para estudar para o Exame da OAB.

O que estudar para o Exame da OAB

A prova objetiva, conhecida como 1ª fase da OAB, é composta por 80 questões. Cada acerto vale 1 ponto  e, para ser aprovado nessa etapa, é preciso obter o mínimo de 50% de acertos (40 pontos).

Os principais conteúdos cobrados são: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina da OAB.

Já na prova prático-profissional, que é a 2ª fase da OAB, o estudante terá que realizar uma redação de uma peça profissional e quatro questões discursivas. 

Confira aqui nesse post como funciona o exame da OAB.

Como estudar para o Exame da OAB durante a faculdade

O professor e advogado Fabrizio Rubinstein destaca que é importante que quem ainda está na faculdade, já comece a se preocupar com o exame entre o sexto e oitavo períodos da graduação.

Afinal, já no 9º e 10º períodos, os últimos da graduação, o aluno já poderá realizar as provas.

Agora você deve estar se perguntando: como estudar para o Exame da OAB ainda na faculdade?

A segunda dica de planejamento para a OAB do professor Fabrizio, formado em Direito pelo Uniceub/DF e em Ciência Política pela UnB, é que os alunos comecem assinando o informativo do STF e STJ.

“É importante que o estudante já comece a se familiarizar com as leituras desses informativos. Pode ser difícil em um primeiro momento, mas com a prática e o hábito ficará menos complicado e mais orgânico todo esse processo de atualização”, destaca.

A terceira dica é começar a pensar em qual área do Direito o aluno pretende ser submetido no Exame. Na segunda fase, além de ser permita a consulta a alguns materiais, o candidato também deve optar por uma área do Direito.

Outra dica do professor é conferir as provas que estão acontecendo, durante o sexto ao oitavo períodos da graduação.

Se depois dessas duas últimas dicas, ainda assim você tiver dúvidas sobre qual área escolher na fase 2, pegue as provas de forma geral e simule com os livros e materiais que tiver em casa se você daria conta de fazer a avaliação da disciplina.

Mais orientações de como se preparar para a OAB

A sexta dica é para quem ainda não consegue ou não quer estudar sozinho. Nesse caso, busque por cursos preparatórios e ferramentas que podem auxiliar na preparação para as fases do Exame da OAB.

A próxima dica é o pulo do gato para evitar grande estresse no final da sua graduação, ou seja, adiante a sua monografia. Não deixe para resolver nos últimos períodos. O que for possível adiantar já ajudará bastante.

Isso porque, durante a etapa final da graduação, os estudantes se deparam com OAB, final de estágio e tensão para saber se será efetivado ou não, trabalhos e provas finais…

Como estudar para o Exame da OAB quase se formando

Se você que está lendo esse post está na reta final da graduação ou terminou recentemente, a regra muda pouco das dicas anteriores. Aqui, nesse caso, você precisa adiantar o seu planejamento.

Nesse ponto, é crucial definir qual será o tema da peça na segunda fase da OAB.

Adquira livros, atualize sua legislação, Vade Mecum e decida se vai buscar um curso preparatório ou por grupos de estudo para intensificar a sua preparação nesse curto período.

Em resumo, como estudar para o Exame da OAB

Se você está na faculdade, ainda longe do final:

Dica 1 – Comece a se preparar entre o sexto e oitavo períodos da graduação.

Dica 2 – Assine o informativo do STF e STJ.

Dica 3 – Comece a pensar qual área do Direito será a sua opção na segunda fase.

Dica 4 – Também entre os sexto e oitavo períodos, confira as provas que estão acontecendo para tomar uma decisão sobre a área.

Dica 5 – Procure cursos e ferramentas que possam ser úteis na sua preparação.

Dica 6 – Adiante a sua monografia e evite maiores estresses no final do curso.

Se você está perto de concluir o curso superior ou concluiu recentemente:

Dica 7 – Se você está perto da época de fazer o exame, então é hora de adiantar seu planejamento.

Dica 8 – Agora é também o momento de decidir qual será o tema da peça na segunda fase da OAB.

Dica 9 – Adquira livros, atualize sua legislação, Vade Mecum…

Dica 10 –  Decida se você vai buscar um curso preparatório ou por grupos de estudo.

Fui reprovado no Exame da OAB, e agora?

Se for reprovado, não saia fazendo um Exame atrás do outro. Realize um diagnóstico do que você está errando. Confira qual disciplina será necessário estudar mais.

Entenda o que aconteceu. Se você chegou muito perto, é sinal que está no caminho certo!

Uma dica é pular o segundo exame do ano e dedicar a sua preparação para o terceiro (lembra que as duas provas acontecem três vezes ao ano?).

Onde organizar seu planejamento para o Exame da OAB?

Como falamos, no exame da OAB, todo o conteúdo que você aprendeu no decorrer do seu curso de Direito será avaliado em poucos meses e é difícil revisar tudo.

A solução para quem vive esse contexto ou busca uma boa preparação para o Exame da OAB é ter um planejamento inteligente. E a EduQC OAB pode ajudar você. Na plataforma, você terá acesso a:

  • Ensino adaptativo ao seu estudo
  • Avaliação para direcionar os conteúdos que você precisa estudar
  • Ciclo de estudos para o Exame da OAB
  • Material para estudar para OAB
  • Questões resolvidas

Transforme e potencialize o seu estudo agora mesmo para o Exame, conheça o método da EduQC OAB!

Quero me preparar para a OAB

2 Comentários

Deixe um comentário