OABPlanejamento

9 estratégias para mandar bem na prova da OAB

Por julho 24, 2020Sem comentários
A prova da OAB

A prova da OAB é um passo muito importante para quem se forma em Direito e quer exercer a carreira jurídica. Mas é inegável que a véspera é recheada de muita expectativa.

Você fica nervoso na hora de fazer um exame importante? Isso é totalmente normal. Quando somos testados, é natural que venha aquela insegurança e nervoso para provar algo.

Quando se trata do Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), muitos estudantes acabam sofrendo com esse momento. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar (e muito) durante a prova da OAB.

Ah, mas se você não sente nervoso nenhum, confira essas dicas também, pois elas podem ser boas estratégias para se sair muito bem no dia da prova.

Prova da OAB 1ª fase 

A primeira fase da prova da OAB tem cinco horas de duração e é composta por 80 questões de múltipla escolha. Para ser aprovado, é necessário acertar, no mínimo, 50% do exame, ou seja, 40 questões.

Ao todo, são 17 matérias de Direito:

  • Administrativo
  • Ambiental
  • Civil
  • Constitucional
  • Do Consumidor
  • Do Trabalho
  • Empresarial
  • Internacional
  • Penal
  • Tributário
  • Direitos Humanos
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Processo Penal 
  • Ética
  • Processo Civil
  • Filosofia do Direito
  • Processo do Trabalho

Além das disciplinas obrigatórias no curso de Direito, essa prova também cobra alguns conhecimentos exigidos pela própria OAB.

Qual matéria focar mais na OAB?

De fato, algumas disciplinas são mais importantes do que outras, por conta de aparecerem mais.

O professor de Direito, Fabrizio Rubinstein, explica que é muito importante que o estudante não fique tentando procurar as questões das disciplinas de qualquer forma.

Afinal, isso causará estresse e confusão. Pelo fato de não existir uma divisão dentro da prova, vale que o aluno mapeie com uma anotação própria essas divisões.

Por exemplo: a prova sempre começa com Ética Profissional, normalmente com oito questões. Conclusão: Ética vai de 1 ao 8.

Estratégia para 1ª fase da OAB

Nos primeiros 10/15 minutos, é normal que os estudantes fiquem nervosos antes de começar a prova.

Uma forma de você não perder tempo é elaborar uma estratégia de execução da prova da OAB.

  1. Abra a prova e identifique quais questões são de cada disciplina
  2. Faça esse mapeamento
  3. Comece a realizar as questões pelas disciplinas que você sente mais segurança
  4. Deixe as de mais dificuldade para o final
  5. Separe um tempo para passar o cartão de resposta a limpo (não pode ter rasuras!)

É uma prova que tem que fazer 40 pontos, então não adianta achar que vai gabaritar a prova, e sim focar na estratégia para ser aprovado.

Realizar esse mapeamento ajudará a concentrar durante o início da prova. Dessa forma, o estudante poderá identificar onde estão as questões das disciplinas que sente mais segurança para começar.

Prova da OAB 2ª fase 

Mesmo sendo aprovado na primeira, a segunda fase da prova da OAB preocupa muito pelo fato de serem questões discursivas e a elaboração da peça.

A prova prático-profissional, que é a 2ª fase da OAB, consiste na redação de uma peça profissional e em quatro questões discursivas.

As quatro questões discursivas são apresentadas na forma de situações-problema que o examinando deve responder (valendo 1,25 ponto cada).

Já a redação da peça profissional vale 5 pontos e trata sobre um tema da área Jurídica, de escolha do estudante. Essa segunda fase soma 10 pontos. Para ser aprovado é preciso obter nota igual ou superior a 6.

Por serem 5 horas de prova, é importante também elaborar uma estratégia que ajude a ter um bom resultado durante essa etapa.

O principal segredo, de acordo com o professor Fabrizio, é você gastar o tempo de forma equilibrada para a peça (3 horas) e (2 horas) para as questões. Organização do tempo aqui é o pulo do gato.

Qual material levar de consulta na OAB?

Como é uma prova com consulta, o ideal é que você não tenha um caminhão de livros. Algumas pessoas chegam a levar mala com vários livros, o que pode mais atrapalhar do que ajudar.

Não adianta esse exagero, pois será impossível consultar tudo. Não dá tempo. É importante conhecer muito bem os livros que está levando para facilitar a consulta.

Você deve entender bem a organização dos livros e ter os mais atualizados para levar. Lembre-se também de consultar o edital para saber quais podem ser utilizados para consulta.

Estratégia para 2ª fase da OAB

Para essa etapa, o segredo está em rascunhos esquematizados. Esse tipo de rascunho é para servir de planejamento antes de começar a responder as questões e a peça.

Elaborar um rascunho completo tomará muito tempo, por isso, o modo esquematizado poderá ajudar a evitar erros na hora da resposta final, até pelo fato de não ser permitido rasurar.

Rascunho esquematizado para peça e questões

O estudante deve esquematizar como é a peça, escrever basicamente qual é a competência e quais são os fatos.

De forma bem resumida, sublinhar os fatos que vieram no caso. Qual é o Direito, ou seja, quais são os artigos, as leis que estão envolvidas na petição, o que deve ser abordado e, finalmente, qual seria o pedido.

Para as questões, também não saia escrevendo, faça um rascunho esquematizado. Identifique na questão sobre qual é a lei, o artigo e o que você vai citar. 

Como existe a consulta aos livros, você pode anotar na própria prova para marcar no seu rascunho esquematizado, por exemplo: “Livro do fulano – página 917″ para conseguir encontrar na hora de realizar a citação.

Além disso, caso aconteça de errar algo na resposta final, o professor Fabrizio dá a orientação de corrigir da seguinte maneira: usando a palavra “,digo,” e continuar o texto.

Dessa forma, as dicas de estratégia para segunda fase da OAB são:

  1. Divida o tempo para peça (3 horas) e para questões (2 horas)
  2. Leve livros de seu conhecimento para consulta
  3. Elabore rascunhos esquematizados
  4. Tenha muita atenção na resposta final (não pode rasurar)

Como fazer a prova da oab
Ferramenta para ajudar na sua preparação para OAB

A EduQC OAB tem o método de estudo que aplica a inteligência artificial com o ensino adaptativo para aprovar você no Exame de Ordem. Mas como isso funciona?

Material completo e atualizado

Não sabe por onde vai estudar? Qual material vai utilizar? Na EduQC OAB você encontra todo o material teórico para se preparar para o OAB em um lugar só.

Avaliação da sua chance de aprovação

A ferramenta, antes de apresentar o plano de estudo para você, aplica diferentes avaliações de cada disciplina para avaliar o seu conhecimento por área.

Com base no resultado obtido, o planejamento de estudo é montado focado em melhorar e potencializar as matérias que você mais precisa estudar.

As avaliações se repetem após o fechamento de um ciclo de estudo. Dessa forma, você acompanha o seu desempenho e progresso de estudo, sabendo se está mais perto de conquistar a sua aprovação.

Simulados, questões comentadas e muito mais

São inúmeras avaliações, simulados e questões que servem de base para deixar você pronto para o dia da prova. Você também recebe metas diárias para não precisa quebrar a cabeça com o que deve estudar por dia.

A ferramenta da EduQC OAB vai montar o seu planejamento de acordo com a sua necessidade e tempo disponível para o estudo. E aí, ficou interessado em conhecer?

Transforme e potencialize o seu estudo agora mesmo para o Exame, conheça o método da EduQC OAB!

Quero me preparar para a OAB

Deixe um comentário