OAB

Aprovação na OAB: como melhorar os índices dos alunos egressos?

Aprovação na OAB

Primeiramente, uma das maiores preocupações das universidades é aumentar o índice de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para alunos egressos. Além de significar o sucesso profissional, conquistar a tão sonhada aprovação na OAB também representa resultados para a instituição.

“A faculdade ou universidade é apenas um meio para que o aluno alcance o seu objetivo profissional”, afirma Bertie Simão de Moura, advogado, coordenador e professor da pós-graduação e do curso de Direito da Faculdade Batista de Minas Gerais do Grupo IPEMIG e professor da pós-graduação do Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa).

Segundo ele, o conhecimento é uma via de mão dupla. Portanto, depende tanto da universidade e do corpo docente fornecer os devidos materiais e conhecimentos para o futuro profissional conseguir exercer o seu trabalho, quanto da dedicação dos próprios alunos no estudo.

Ele deu uma entrevista sobre quais ações as universidades podem implementar para aumentar os índices de aprovação na OAB à nossa parceira, a Folha Dirigida, e como a EduQC pode ajudar nessa missão Você pode conferir o conteúdo completo no site da Folha ou ler o texto na íntegra abaixo.

Como ajudar o aluno a conquistar a aprovação na OAB na primeira tentativa?

Como melhorar a aprovação na OAB segundo o professor Bertie de Moura

Bertie Simão de Moura é advogado, coordenador e professor de pós-graduação e do cursos de Direito

De acordo com o Bertie de Moura, conquistar uma aprovação na OAB é um trabalho conjunto entre professores e alunos.

Ao corpo docente, vale a missão de passar o seu conhecimento aos estudantes. Mas, para que o aprendizado seja efetivo, também é necessário que os estudantes sejam ativos, receptivos e comprometidos.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de quantidade de tempo de estudos. E sim de qualidade. Por exemplo, o educador cita criar o hábito de leituras críticas e reflexivas.

Elas possibilitarão os estímulos da região esquerda do cérebro, responsável pela linguagem, aprimorando assim a sua capacidade analítica.

O estudante que tem esse bom preparo acadêmico ao longo dos cinco anos da graduação, composto por uma combinação dos seus próprios professores, tem mais chances de conquistar a aprovação na OAB de primeira.

Além dos estudos, também é muito importante, fazer simulados que familiarizem o acadêmico com as normas do Exame da Ordem, respeitando suas normas de realização.

Como melhorar os índices de aprovação na OAB dos alunos egressos?

Conforme explica o coordenador, a universidade é um meio para um fim: estar apto a conquistar um lugar no mercado profissional. No caso do curso de Direito, ainda há o adicional de conquistar a sonhada aprovação na OAB.

“Sendo assim, as instituições de ensino, precisam compreender que o seu sucesso não está na conclusão da formação de seus discentes ao término de um curso, mas sim, se este discente conseguiu encontrar o seu lugar no mercado de trabalho”, justifica o especialista.

Nesse contexto, algumas das ações que as universidades podem ter para contribuir para a aprovação dos alunos no Exame é permiti-los participar de cursos preparatórios ofertados aos discentes matriculados.

Além disso, construir simulados para matriculados e egressos se familiarizarem com a prova. Já a oferta serviços psicológicos ajudará os estudantes a se organizarem emocionalmente.

Dicas para melhorar o índice de aprovação dos alunos egressos na OAB

Em suma, as dicas do professor de Direito são:

  • Realizar simulados do exame da OAB principalmente do 3º ao 10º período, observando todas as regras que o exame exige. Pois, ao longo de 4 anos, o candidato estará mais seguro e tranquilo por já ter vivenciado este processo durante todo o curso;
  • Possibilitar aos estudantes meios para construírem seus planos de estudo;
  • Investir em recursos ,como cursos preparatórios com a presença de professores, e adquirir boas plataformas digitais que preparem os discentes para os conteúdos das questões do exame;
  • Prezar por um corpo docente altamente qualificado e investir em cursos de atualizações para professores;
  • Manter um excelente acervo bibliográfico virtual e físico;
  • Criar programa de apoio psicológico para discentes;
  • Fazer parcerias com instituições jurídicas, possibilitando o conhecimento e a vivência da prática jurídica;
  • Organizar viagens que oportunizem os estudantes a entrarem em contato com novas realidades;
  • Construir um Núcleo de Atendimento de Práticas Jurídicas consolidado e eficaz, que desafie seus estudantes a se posicionarem no mercado de trabalho, deixando-o mais confiante e desejoso de realizar o exame para assim, poder exercer o Direito.
  • Preparar palestras que tenham o sentido de despertar no estudante, novos olhares que possibilitem um futuro de esperança.

Quais são os maiores desafios que impedem o estudante de conquistar a aprovação da OAB?

Entre os principais motivos, estão a:

  • Insegurança consigo mesmo
  • Falta de familiaridade com a dinâmica da prova
  • Dificuldade de planejar um roteiro de estudo

Para Bertie de Moura, é essencial que as universidades tenham em mente o objetivo final.

“Ou seja, preparar o estudante para a carreira profissional, lançando mão de tudo que possibilitará a efetivação do conhecimento de seus discentes. Entendendo que ela é um meio e não um fim”, justifica em suas palavras.

Aprovação na OAB: alunos egressosComo a EduQC pode melhorar o índice de aprovação dos alunos?

Por meio da eficiência da plataforma, a maior expectativa do coordenador é de empenho, dedicação e motivação dos alunos, oferecidas pela EduQC.

Completamente online e responsivo, o software da EduQC consegue através de testes, avaliações, simulados e questões, dar uma resposta imediata ao aluno. Assim, ele pode acompanhar seu desenvolvimento em tempo real.

Com o uso de inteligência artificial, é possível detectar em quais matérias os alunos tem mais dificuldade e os respectivos tópicos dentro de cada uma. Em seguida, ao identificar as dificuldades do estudante, organizar o seu estudo de forma a direcioná-lo para sanar suas dores.

Professores e coordenadores também têm acesso a esses dados. Diante desse diagnóstico, sabem onde melhorar. Portanto, os pontos mais sensíveis que precisam ser trabalhados para obter sucesso na prova.

Na medida que as dores vão sendo sanadas, o nível de dificuldade das questões também cresce proporcionalmente a sua demonstração de conhecimento do aluno.

Quais são as vantagens da EduQC OAB?

Em suma, as vantagens para os estudantes são:

  • Controle de estudos com Inteligência Artificial
  • Avaliações adaptadas ao nível do aluno que evoluem com ele
  • Maior chance de aprovação
  • Melhores metodologias

Já para os professores, na hora de incentivar os alunos na preparação para a OAB, ela ajuda a identificar:

  • Informação do desempenho dos alunos por disciplina
  • Oportunidade de direcionar a aula de acordo com as deficiências identificadas
  • Maior efetividade do aprendizado

Por fim, a instituição de ensino tem acesso a:

  • Inteligência dos dados
  • Efetividade do corpo docente
  • Informação do desempenho e proficiência dos alunos
  • Oportunidade de abordagem diferenciada a cada aluno
  • Vantagem competitiva com uma solução customizada
  • Metodologia adaptativa
  • Retenção dos alunos
  • Maior aprovação dos alunos

Com o uso da EduQC, o coordenador afirma: “tenho que os alunos sentirão motivados e isso trará resultado positivo nos próximos exames da OAB”.

Deixe um comentário