Manual do Candidato: Economia (FUNAG).
Os Manuais do Candidato
Entre 2001 e 2016, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publicou 10 volumes da coleção Manual do Candidato. Os manuais foram idealizados com o objetivo de auxiliar os candidatos do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), embora não sejam considerados bibliografia oficial.
Foi publicado um volume para cada uma das 10 disciplinas do concurso. Abaixo, links para download do pdf de cada uma das edições mais recentes dos livros:
- Manual do Candidato: Português, Francisco Platão Savioli e José Luiz Fiorin, 2001, 376 p.
- Manual do Candidato: Espanhol, Pedro Delgado Hernández e María del Mar Paramos Cebey, 2012, 164 p.
- Manual do Candidato: Francês, Isabel Botelho Barbosa, 2012, 223 p.
- Manual do Candidato: Geografia, Bertha Becker, 2012, 196 p.
- Manual do Candidato: Historia Mundial, Paulo Fagundes Visentini e Analúcia Danilevicz Pereira, 2012, 283 p.
- Manual do Candidato: Direito e Direito Internacional, Alberto do Amaral Junior, 2012, 241 p.
- Manual do Candidato: Política Internacional, Cristina Soreanu Pecequilo, 2012, 354 p.
- Manual do Candidato: História do Brasil, João Daniel Lima de Almeida, 2013, 595 p.
- Manual do Candidato: Inglês, Sara Burkitt Walker, 2013, 255 p.
- Manual do Candidato: Economia, Renato Baumann e Samo S. Gonçalves, 2016, 504 p.
Comentários sobre a bibliografia mais indicada
Já havíamos comentado sobre os Manuais no post Dinossauros do CACD: Manuais do Candidato e lista bibliográfica oficial. Confira no texto anterior mais detalhes sobre o contexto da Coleção e especulações sobre o porquê de ela ter sido retirada do site da FUNAG.
Além disso, também já publicamos outros dois posts com dicas e discussões sobre a bibliografia mais indicada. Confira: Livraria do Senado oferece obras gratuitamente e A fundação que mais publica livros sobre Relações Internacionais.
Acertar na prova e nos estudos
A plataforma de Diplomacia, da EduQC Concursos, é a melhor ferramenta disponível para sistematizar os estudos e fazer correções de percurso, para uma jornada mais curta rumo à aprovação. O sistema foi desenvolvido pele dupla de engenheiros do ITA, Jonas Fagundes e Victor Maia.