Dicas

Como usar tecnologia para estudar para concursos?

Por julho 8, 2020julho 16th, 2020Sem comentários

Não existe um segredo ou uma fórmula mágica na preparação para provas. Porém, ao usar tecnologia para estudar para concursos, você tem mais chances de, inclusive, ter melhores resultados.

Certamente, em algum momento da sua vida você já deve ter se deparado com dificuldade na sua preparação, não é mesmo?

Pode ter sido por conta do tamanho da matéria, fórmulas, números ou muitas leis para decorar. São vários os motivos que podem levar a nossa dificuldade de aprender algum assunto.

Mas a tecnologia veio para ajudar e é isso que vamos falar nesse texto para você. Conheça uma forma única de estudar que envolve tecnologia e ensino adaptativo. Vamos lá?

Um grande erro dos estudantes

Todos possuímos mais facilidade para aprender determinados temas do que outros. Mas, o que fazer com as disciplinas que temos mais dificuldade para estudar?

Por toda nossa vida, somos forçados a aprender as matérias no método tradicional, com o ensino tradicional. Ou seja, estudamos tudo da mesma forma, Matemática, Português, Direito, Filosofia…

Esse é o maior erro do estudante de concurso público e em geral. E, infelizmente, essa é uma das principais barreiras em quem quer dominar os conteúdos de uma prova para concurso público.

O que fazer, então?

Continua nesse post até o final, porque você conhecerá o método que aprova inúmeros estudantes e que envolve tecnologia, ensino adaptativo e Inteligência Artificial, para mudar de uma vez por todas a sua forma de estudar.

As dificuldade de estudar para concurso público

A jornada de um estudante para concursos público pode ser comparada a um jogo de tabuleiro.

Existe todo um caminho a ser trilhado até atingir o objetivo final, que é ser aprovado no concurso dos seus sonhos.

Como todo jogo, nesse também existem as regras e as estratégias que vão definir um bom jogador ou não.

Essa jornada é um caminho de incertezas e dúvidas que, muitas vezes, levam a desistência do seu sonho de ser aprovado.

Você deve conhecer alguns desses problemas de quem estuda para concurso público:

  • O branco na hora da prova
  • Não conseguir entender um tema devido ao cansaço
  • Ler, ler e ler e sentir que não aprendeu nada da teoria
  • Cansaço extremo ao estudar
  • Preguiça
  • Falta de tempo
  • Dificuldade de avançar nos tópicos do edital
  • Não saber por onde começar
  • Medo da alta concorrência

Além de ter a chance de se deparar com uma reprovação depois de muito tempo de estudo e dedicação.  Isso é bem desanimador, mas calma, eu sei bem o que é isso.

Atualmente, eu sou engenheiro Civil-Aeronáutico, formado pelo ITA, mestre em Estatística, pela UnB e fundador da EduQC.

Ao longo da minha jornada eu consegui ser aprovado em mais de 10 concursos de ponta. Mas não foi de um dia para o outro.

A EduQC Concursos é a ferramenta que eu desenvolvi aplicando a metodologia de estudo que possibilitou conquistar as minhas aprovações.

Estudar com ela é ter um GPS, um mapa que guiará e protegerá você das escolhas ruins e esforços desnecessários.

A estratégia proposta pela EduQC Concursos funciona em quatro fases. Quer conhecer como é estudar com a ferramenta? Confira o próximo tópico!

Estudando com a EduQC Concursos

Passar em concurso não se resume em apenas estudar.

Por isso, o desenvolvimento da metodologia da EduQC, que usa tecnologia para facilitar os estudos para concursos, conduz você aonde quer chegar, sem idas e vindas, tropeços e riscos desnecessários.

Mas é preciso muito foco, dedicação e determinação para trilhar o caminho certo e no tempo necessário.

O método consiste em um ciclo que envolve Avaliação> Análise de chances em concursos > Estudo > Concurso e Aprovação.

Confira como funciona cada uma das quatro etapas da EduQC a seguir:

1 – Avaliações

A EduQC Concursos disponibiliza avaliações cujos resultados são capazes de mostrar como está a evolução do seu estudo. A análise apura tanto por disciplina quanto por cargo.

O mecanismo é bem simples: as avaliações para concurso público seguem a estratégia do ensino adaptativo. Ou seja, as questões são apresentadas por nível de dificuldade, que aumenta ou diminui conforme o número de acertos e erros.

2 – Análise de chances em concursos

Com base nos resultados das avaliações feitas na plataforma, você acompanha a evolução temporal da sua chance de ser aprovado.

Por exemplo, uma probabilidade de aprovação de 25% significa que, em cada 4 concursos, você seja aprovado em um deles. Com uma chance de 50%, que a cada 2 concursos você tenha sucesso em 1.

Isso lhe possibilita saber os caminhos que devem ser percorridos, ou seja, os concursos que você tem mais chances de passar até estar pronto para enfrentar o concurso dos seus sonhos.

Você também pode descobrir que o cargo que tanto deseja está mais perto do que imagina.

3 – Controle 

Essa etapa é nada mais nada menos do que o seu plano de estudo funcionando!

Com base nos seus dados informados como o período livre para estudar e o órgão e cargo desejados por você, a ferramenta distribui automaticamente o seu tempo disponível para preparar-se pelas disciplinas do concurso que você está estudando.

É levado em conta tanto a relevância das matérias no edital – número de questões e peso -, quanto o seu desempenho em cada uma delas, medido nos simulados.

É muito simples seguir tudo isso, pois você receberá metas diárias de forma cíclica e adaptativa.

No começo, o sistema estabelecerá uma meta realizável de estudo e, à medida que você cumprir suas metas, as próximas ficarão mais ambiciosas, para você evoluir sempre. Essa é a mágica do ensino adaptativo.

O Controle de estudos tem como objetivo mensurar a carga de estudo necessária para você aprender tudo que precisa, dentro do seu tempo disponível de preparação.

4 – Estudo

Não sabe o que deve priorizar no seu estudo? Com base nas informações das avaliações e simulados, siga o plano da EduQC Concursos e aproveite a área de questões! Essa é uma das maneiras mais eficientes de testar os estudos para concurso.

Melhor do que isso é descobrir que todas as questões estão disponíveis de em um ambiente organizado, com filtros importantes para facilitar o acesso aos aspectos considerados realmente relevantes por você, sem limitações de uso e com atualizações contínuas.

Chegamos até aqui sobre como funciona o método, agora confira o passo o passo a passo da plataforma.

Conhecendo a EduQC Concursos

Você saberá, a seguir, como funciona essa ferramenta, que usa tecnologia para ajudar nos estudos para concursos públicos!

Destaques

Essa é a primeira área disponível no quadro de opções da ferramenta. Nessa parte, você tem um panorama do que é a ferramenta e um canal para tirar suas dúvidas ou relatar qualquer possível problema!

Painel

O painel é o seu panorama em relação o que você já fez em cada área da ferramenta, como uma visão geral para você do seu status e progresso.

Minha jornada

Nessa área começa a sua jornada, como já diz o próprio nome. No seu primeiro contato com a ferramenta, encontrará ela desse modo:

Siga todas as orientações da ferramenta, complete todas as etapas para confirmar que você aprendeu a usar a EduQC Concursos!

Troca de edital

Um dos primeiros passos para o sucesso é saber qual a sua área de interesse. Veja as opções e escolha aquela que é o seu sonho em ser aprovado.

Sempre que escolher uma área ou um edital, eles ficarão indicados para você no canto superior esquerdo da ferramenta. Você pode realizar a pesquisa do seu edital de interesse ou até solicitar para ferramenta, caso não encontre o seu.

Metodologia

Essa área pode ajudar demais a evoluir as suas habilidade como estudante! É muito importante aproveitar esse espaço para saber como aperfeiçoar suas técnicas e ficar cada vez mais próximo da aprovação.

Avaliação

Vamos descobrir como está sua evolução em cada disciplina? Essa é a área onde você realiza as avaliações necessárias para mensurar seu status em cada ponto do seu edital.

Lembrando que essas disciplinas estão de acordo com o edital escolhido no exemplo.

Outras disciplinas do edital:

Simulado

Você já tem os dados da ferramenta, sabe seu desempenho de acordo com as avaliações feitas, mas quer testar se está pronto? Esse é o lugar!

Faça um simulado da sua área e simule como se fosse o dia do concurso.

Controle de Estudos

Essa área é a sua torre de comando. Confira seu gráfico de rendimento, o que você fez nos meses de estudo, descubra o seu progresso nos ciclos de disciplina e muito mais.

Cada área tem um vídeo explicativo para você tirar mais dúvidas sobre como utilizar cada parte do seu controle de estudos.

Por exemplo: os tomates em cada disciplina referem-se aos intervalos de tempo de estudo foram feitos aplicando a Técnica Pomodoro.

Questões objetivas

Nessa área você pode selecionar e filtrar inúmeras questões objetivas para treinar de acordo com o seu concurso público de interesse.

Além disso, a ferramenta também disponibiliza o seu desempenho nos treinos de questões objetivas.

Questões discursivas 

Vai ter questão discursiva na sua prova? É bom treinar, não é mesmo? Que tal botar a mão na massa e praticar com a ferramenta essa importante etapa da sua prova?

E agora, como acessar tudo isso?

Se você quer usar a ferramenta da EduQC e usar tecnologia para estudar para concursos públicos, confira mais detalhes aqui. Bons estudos!

Assinatura EduQC

Deixe um comentário