Dicas

Técnica Pomodoro: aumente sua produtividade nos estudos

Por março 15, 2019julho 7th, 2020Sem comentários
Técnica de Pomodoro

Se você busca aumentar a sua produtividade nos estudos e a habilidade de gerenciar seu tempo, a Técnica de Pomodoro pode ajudar você!

Basicamente, essa técnica auxilia na execução de toda e qualquer tarefa, seja estudo, trabalho ou até outras funções do dia a dia.

O que você vai encontrar por aqui?

Origem da Técnica Pomodoro

Na década de 1980, o estudante universitário italiano Francesco Cirillo decidiu organizar melhor seus estudos. Ele supôs que dividir o fluxo de trabalho de concentração intensa melhoraria a agilidade do cérebro e estimularia o nosso foco.

Então, pegou um timer de cozinha que tinha 25 minutos – e que, curiosamente, tinha o formato de tomate (por isso o nome pomodoro, tomate em italiano) – para organizar e realizar as suas tarefas. E deu super certo!

Foi assim que nasceu a Técnica de Pomodoro. Contudo, a técnica só veio a ser divulgada nos anos 90 e virou um sucesso mundial.

 O que é a Técnica Pomodoro

O método divide o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa e, consequentemente, estimula o foco e a agilidade.

A ideia é ficar 100% focado no que estiver fazendo durante 25 minutos, sem interrupções. Após esse tempo, você para e descansa por 5 minutos.

O tempo de descanso tem que acontecer, mesmo se você não tiver finalizado a tarefa durante os 25 minutos iniciais.

Vantagens da Técnica Pomodoro

O criador do método defende que a Técnica Pomodoro oferece diversos benefícios. Veja alguns:

  • Alívio da ansiedade
  • Aumento do foco e da concentração
  • Maior conscientização das decisões
  • Mais motivação
  • Reforço da determinação para atingir os objetivos
  • Melhora do processo de trabalho ou estudo
  • Reforço da determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações

Como estudar usando a Técnica Pomodoro

Existem três pilares que ajudam a estudar de forma eficiente: teoria, prática e revisão. Juntos, eles tornam sua preparação mais rápida e completa.

Na hora de dividir seu tempo com a Técnica de Pomodoro, é aconselhável que você dê atenção diferenciada para cada pilar.

Nos 25 minutos de foco, faça apenas uma coisa. Não tente ler teoria, praticar exercícios e revisar o conteúdo no mesmo período de tempo.

Faça um checklist e, à medida que for finalizando, marque as tarefas concluídas. Isso vai facilitar a sua visualização do que ainda está pendente. Comece pelo estudo da teoria, que é onde você vai adquirir conhecimento e ter base para resolver exercícios.

Quando começar a fazer exercícios, anote as questões que errar e as partes que te deixaram com dúvidas. No seu tempo dedicado à revisão, você pode se guiar pela anotação dos erros e dúvidas sobre as questões.

Durante as pausas, não é recomendado que você deite, veja televisão ou use aparelhos eletrônicos. Essas coisas podem fazer com que você perca a noção do tempo.

Como aumentar a produtividade com a Técnica Pomodoro

Esse é o momento de você colocar a técnica em prática. Confira o passo a passo:

1. Prepare a sua lista de tarefas

Faça uma lista detalhada de tudo que você tem para fazer ou estudar. Lembre-se de traçar objetivos de curto prazo. Uma dica é, ao invés de listar as matérias que serão estudadas, fazer uma lista com assuntos específicos.

2. Separe um timer ou alarme

Pegue um alarme qualquer, pode ser, inclusive, do celular. É importante que você o programe para 25 minutos.

3. Comece a realizar as atividades da lista

Escolha um dos pontos da sua lista e dê o play no cronômetro. Você deve estudar nesse assunto até que o alarme toque.

4. Faça uma pausa

Quando o alarme tocar, pare imediatamente o que estiver fazendo, não importando se você tiver finalizado ou não o assunto.

Você tem cinco minutos para se distrair totalmente do assunto que está sendo estudado. Aproveite esse tempo para ir ao banheiro, fazer um lanche rápido ou dar um alongada no corpo.

Repita o ciclo: 25 minutos focado e cinco em pausa. No quarto ciclo, você tem o direito de realizar um intervalo maior de 15 minutos.

Vantagens e Passos da Técnica de Pomodoro

Deixe um comentário