Dicas

Quando e como revisar para concursos?

Por setembro 20, 2018setembro 15th, 2020Sem comentários
Quando revisar

A revisão é um processo importante para o aprendizado. Ela também é essencial para quem está se preparando para o concurso dos sonhos. Mas você sabe quando revisar?

Alguns estudantes, ao encarar editais enormes e com cada vez mais conteúdo, ficam perdidos na hora de fazer sua revisão, sem saber qual direção tomar.

A palavra “revisão” vem do latim e descreve a ação de rever, fazer uma nova leitura de algo que já foi visto anteriormente.

Mas isso não significa que, se você está se preparando para o dia da prova, precisa reler todas as matérias enormes repetidamente.

Na verdade, isso seria apenas um desperdício de tempo.

Em geral, estamos acostumados com leituras menores, mas para obtermos a desejada aprovação em um concurso público, é necessário estudar materiais extensos e nem sempre didáticos.

Esses materiais extensos não servem para a revisão, porque impossibilitam a progressão nos estudos. A ideia da revisão é fixar é fixar as matérias na memória.

O que fazer quando for revisar?

Organizar os materiais e resumos, além de ter em mente o tempo que vai ser dedicado para revisar é fundamental, mas não apenas no momento da preparação, como durante a prova.

Essa organização permite respeitar e seguir o planejamento para atingir as metas que estabeleceu antes de começar a revisão.

Esse estabelecimento de metas serve de norte para os estudos, além de ajudar a ver com clareza quais serão os próximos passos que dará rumo à sua aprovação.

Dica: Lembre-se de focar nas disciplinas e tópicos que tem menos domínio.

A revisão deve ser realizada periódica e rapidamente, porém sem ter foco nas disciplinas as quais o candidato já tem domínio.

Como fazer a revisão sem ler todo o material novamente?

Para que a revisão seja funcional, é essencial que você anote, durante os seus estudos, os principais pontos de cada disciplina.

Isso pode ser feito por meio de resumos, flashcards e mapas mentais.

Quando chegar o momento de revisar, será preciso apenas fazer uso dessas ferramentas para passar por todos os pontos novamente.

Esse é um método que traz vantagens e economiza o tempo que o candidato gastaria procurando quais matérias estudar e por onde começar.

O melhor método para a sua aprovação

Para passar em um concurso, é necessário contar com os mecanismos ideais para obter êxito na caminhada dos estudos e terminá-la a tempo de realizar a prova devidamente preparado.

A revisão das disciplinas serve para que você tenha uma melhor preparação e um bom desenvolvimento na prova.

E você ainda pode contar também com a tecnologia para estudar para concursos para otimizar sua preparação, sabia disso?

Bons estudos!

Deixe um comentário