Anúncio de cancelamento (FUNAG/MRE).
Os dois eventos cancelados
A palestra do embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa virou drama. Pela segunda vez, o evento foi cancelado. A primeira vez, em razão da demissão do diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), embaixador Paulo Roberto de Almeida. Dessa vez, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) informou que o cancelamento foi por “motivo de saúde”. Seixas Corrêa tem 74 anos.
O IPRI e a FUNAG são instituições acadêmicas vinculadas ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Sogro do ministro Ernesto Araújo
O nome do embaixador Seixas Corrêa está em alta por duas razões. Primeiro, por ser pai da esposa (também diplomata) do atual ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Segundo, por ser um diplomata aposentado, de longa e bem sucedida carreira. No entanto, o primeiro fato parece chamar mais atenção no momento.
Repercussões na mídia
A família, com ao menos três diplomas, tem sido alvo da imprensa. A própria palestra, que é comumente realizada com embaixadores consagrados, recebeu especial atenção pela questão familiar. Confira algumas manchetes:
- Revista Veja: Como chanceler, Araújo será chefe da própria esposa
- Jornal Folha de S. Paulo: Após demitir diplomata, Itamaraty adia palestra de sogro de Ernesto Araújo (em referência ao evento que deveria ter ocorrido em março).
- Revista Época: O que Luiz Felipe de Seixas Corrêa, sogro de Ernesto Araújo, pensa da política externa brasileira
- Globo News: A diplomacia sob o olhar de Luiz Felipe de Seixas Corrêa
Currículo do embaixador
Seixas Corrêa tem um currículo extenso e expressivo. Por duas vezes, ocupou a função de Secretário-Geral das Relações Exteriores, ou, como muitos preferem chamar, Vice-chanceler. É o segundo cargo na hierarquia do MRE, atualmente ocupado pelo embaixador Otávio Brandelli.
Conforme demonstrado na galeria dos ocupantes secretário-geral, as duas passagens pela chefia do Itamaraty ocorreram nos períodos de:
- abril a outubro de 1992, quando o ministro era Celso Lafer; e
- janeiro de 1999 a novembro de 2001, quando houve dois ministros, Luiz Felipe Lampreia e novamente Celso Lafer.
Além disso, Seixas Corrêa também foi embaixador na Alemanha, Argentina, Espanha e no Vaticano. Também foi representante permanente junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e às Nações Unidas em Genebra.
A série Percursos Diplomáticos
O evento em questão é, na verdade, parte de uma série de palestras, que já contou com a participação de diversos embaixadores de carreiras significativas na diplomacia brasileira. Nesses eventos, os embaixadores apresentam o relato resumido das experiências mais significativas de suas profissionais e respondem a perguntas dos participantes.
A seguir, a relação das palestras já disponíveis na página da série e no canal da FUNAG no Youtube. São 16 no total. O conteúdo pode ser fonte de inspiração para os cacdistas e até de revisão para as provas.
- 17/03/2017: Embaixador Rubens Ricupero
- 26/05/2017: Embaixador Marcos Azambuja
- 21/07/2017: Embaixador José Alfredo Graça Lima
- 06/10/2017: Embaixador Roberto Abdenur
- 20/10/2017: Embaixador Rubens Barbosa
- 24/11/2017: Embaixadora Thereza Quintella
- 23/02/2018: Embaixador Gelson Fonseca
- 27/04/2018: Ex-Embaixador Celso Lafer
- 25/05/2018: Embaixador Ronaldo M. Sardenberg
- 29/06/2018: Embaixadora Maria Celina de Azevedo Rodrigues
- 24/08/2018 Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto
- 14/09/2018: Embaixador Jorio Dauster Magalhães e Silva
- 19/10/2018: Embaixador Osmar Vladimir Chohfi
- 23/11/2018: Embaixador Sérgio de Queiroz Duarte
- 28/06/2019: Embaixador João Clemente Baena Soares
- 12/07/2019: Embaixador José Botafogo Gonçalves parte 1 e parte 2