ConcursosDicas

Aprenda um método perfeito para passar em concurso

Por setembro 2, 2020Sem comentários

Ser aprovado em um concurso público não é uma tarefa fácil. Mas existe um método bem sucinto que pode ser perfeito para ajudar você a passar em um concurso.

Muitas pessoas com o objetivo de serem aprovadas em concursos públicos cometem o erro, que às vezes é imperceptível, de partir direto para os estudos.

Mas não é bem assim. É preciso seguir alguns passos antes.

Definir uma área de interesse

Antes de iniciar os estudos para um concurso público, a primeira coisa que você deve decidir é a área do seu interesse.

Após isso, já tendo uma base forte e bastante conhecimento sobre ela, o candidato pode até trocar de área, mas é fundamental ter foco nos estudos.

Focar somente em um edital é um grande erro de todo candidato iniciante. Esse comportamento acaba diminuindo suas opções e isso é muito arriscado.

Poucas pessoas podem se dar ao luxo de aguardar entre quatro ou cinco anos por um edital específico. E isso também pode ser um fator eliminatório, porque há grandes chances do candidato chegar mais nervoso na hora da prova.

Por isso, antes de escolher um edital de concurso público, defina uma área para dedicar os seus estudos e, somente depois de dominar os fundamentos dessa área, escolha o edital.

Assim, você terá uma decisão mais acertada, considerando as oportunidades e concursos públicos que aparecerem.

Como ser aprovado?

Quando falamos sobre o método perfeito, a primeira etapa para passar no concurso público dos sonhos é avaliar as diversas disciplinas da área escolhida.

Após ter um diagnóstico sobre como você está em relação a essa área, é necessário definir uma meta.

Mesmo que os resultados iniciais não sejam muito animadores (e eles quase nunca são), você precisa saber aonde quer chegar.

Não importa onde você está, tendo determinação, chegará onde quiser. Mas, para isso, é preciso ter um planejamento. Só depois deve partir para os estudos em função de um concurso público.

Fazer simulados é importante nesse momento, porque é através deles que você medirá seu progresso. O que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

Como ser aprovadoMantenha-se motivado

Para estudar no longo prazo, o candidato precisa se manter motivado e nada nos motiva mais a permanecer com foco nos estudos do que melhorar.

Por isso, é importante permanecer se avaliando. Se seu objetivo é ser aprovado, para isso, você precisa ser melhor que o último aprovado no concurso público que também deseja a aprovação.

Precisa também estudar com mais eficiência e aprender mais. Depois de um tempo, seu conhecimento é consolidado e você terá desempenhos progressivamente melhores.

Ver que você está no caminho certo e que a sua chance de ser aprovado está cada dia maior, é o que fará você permanecer firme nos estudos.

Planeje seus estudos

Não subestime a importância de um bom planejamento. Ele é muito importante para que seu desempenho seja o melhor.

“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”, já dizia Thomas Edison.

Você precisa saber como utilizar bem o seu recurso mais valioso: o tempo.

É importante que você divida seu tempo de estudo para maximizar suas chances de aprovação em um concurso público.

A nossa ferramenta EduQC Concursos ajuda você com esse planejamento, de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

Essa divisão leva em consideração tanto as suas capacidades medidas pelos simulados, quanto a importância daquela disciplina para a sua meta.

Exercite-se

O cérebro é como um músculo e precisa tanto de estímulo, quanto de descanso. Ele é parte do seu corpo, por isso, é tão importante cuidar da saúde.

Por isso, para aprender melhor, você precisa exercitar o seu corpo. Uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana é indicada. Isso será suficiente para te deixar mais disposto para estudar e menos ansioso.

Também é importante ter um sono de qualidade. É enquanto você dorme que o cérebro elimina as toxinas acumuladas e fixa as memórias importantes.

Para estudar de forma efetiva para um concurso público, é preciso utilizar as técnicas corretas. Quanto mais ativo é o estudo, melhor.

Gastar uma hora escrevendo uma discursiva, ensina muito mais do que o mesmo tempo assistindo a uma aula, por exemplo.

Estudar um pouco todos os dias é bem mais eficiente do que estudar tudo de uma vez só. A memória precisa de repetição para que o conhecimento seja fixado.

Por isso, estudar por ciclos é muito mais efetivo que uma disciplina por vez e somente assim você pode alcançar a aprovação.

Bons estudos!

Eficiência

Deixe um comentário