ConcursosDicas

Como criar metas para concurso público?

Por setembro 1, 2020outubro 8th, 2020Sem comentários
Metas para concurso

Você sabe como fazer metas para concurso público? Sejam sonhos pequenos ou expectativas “fora do comum”, estabelecer metas possibilita planejarmos melhor nossas vidas. E em relação a concursos, isso não é diferente.

Algumas conquistas acabam demorando muitos anos, outras, duram somente um dia, como fazer a viagem dos seus sonhos, por exemplo.

Por isso, defina o propósito máximo de sua vida e planeje também pequenos objetivos. Assim, você terá aquela sensação de dever cumprido e valor próprio ao atingi-los.

Mas primeiro, você sabe como começar uma meta?

Como começar uma meta?

O começo pode ser assustador, mas você deve ter em mente que é possível alcançar seu sonho. Esse será seu ponto motivacional de partida.

Decida porque estabeleceu essa meta para si e quais serão os resultados que você almeja. A meta estabelecida vale a pena ou satisfaz as suas necessidades?

É importante reconhecer quais objetivos são possíveis ou difíceis demais. Seja realista também!

Outra pergunta que você deve fazer para si é se tem tudo o que precisa para alcançá-lo:

  • Habilidades
  • Recursos
  • Tempo
  • Conhecimento

Se uma das suas metas é passar em um concurso público, você precisará criar metas mais tangíveis em um primeiro momento. Manter o pensamento somente focado em “ser aprovado” só deixará você mais ansioso.

Se você instituiu como meta “passar em um concurso público”, talvez atingi-la seja um tanto complicado. Porém, se você coloca como alvo “estudar 25 minutos de Direito Constitucional”, ela passa a ser algo mais próxima de ser realizada.

O senso de urgência é um motivador interno, mas não é extremamente necessário ao estudar. A motivação presente dentro de você é mais forte e mais eficiente ao longo prazo.

“Passar” é abstrato, mas estudar hoje e agora, é concreto e qualquer um pode fazer.

O que considerar quando for estabelecer metas para concurso

Como saber se estou progredindo em minha meta? 

Para percebermos os nosso progressos, os objetivos devem ser quantificáveis, embora o certo seja focar no processo e não no produto.

Por isso, sua meta não deve ser a leitura de 15 páginas de um livro ou resolver 20 exercícios. As metas devem ser temporais.

Estudar por 25 minutos, por exemplo, é uma meta realista e que qualquer um pode cumprir e tornar cada vez mais fácil com o passar do tempo e a medida que nos acostumamos.

Esse é o segredo para estudar com constância no longo prazo.

Ter suas metas formalizadas as tornará mais difíceis de ignorar e, com isso, você se sentirá mais responsável pela execução delas.

Tenha em foco uma tarefa por vez

É importante que o seu foco seja colocado em uma tarefa por vez. Dessa forma, dia após dia, você construirá a sua aprovação sem ansiedade.

Assim, em qualquer momento você terá uma porção de objetivos, cada um em uma etapa diferente.

Nota: decidir quais objetivos são mais importantes ou mais urgentes é crucial.

Caso você se veja com metas ou objetivos demais, logo se sentirá sobrecarregado. Conclusão: será mais difícil concretizar.

A nossa ferramenta EduQC Concursos ajuda a planejar essas metas de forma mais direcionada e gradativa. À medida que você as cumpre, elas se tornam mais desafiadoras. Mas, se você não está conseguindo, a ferramenta reduz o grau de dificuldade.

Faça uma avaliação pessoal

Avaliar-se e perceber os progressos alcançados será a chave para continuar motivado nas suas metas para concurso, além de ser um gatilho de encorajamento para trabalhar com mais força de vontade. Nesse momento, simulados são fundamentais.

Outro fator importante para quem está se preparando para um concurso público é reconhecer quando alcançar as suas metas e celebrar por isso.

Esse tempo de celebração pode ser utilizado para avaliar seu objetivo, desde a ideia, até a sua realização. Analise os seguintes fatores:

  1. Você ficou feliz com o prazo?
  2. Está satisfeito com suas habilidades desenvolvidas?
  3. A meta que criou era razoável?

Persista! Mesmo que sejam feitos somente pequenos avanços, devem ser celebrados, pois ajudarão você a manter o foco até atingir seu objetivo final: a aprovação em um concurso público.

E, caso não haja avanço, não desanime e persista no seu objetivo.

Bons estudos!

Deixe um comentário