Dicas

5 hábitos que você deve ter antes de começar seus estudos

Por janeiro 31, 2018setembro 28th, 2020Sem comentários
Hábitos que você deve ter antes de começar seus estudos

Ter hábitos de estudos para concurso que sejam eficientes é um desafio para muitos que sonham em se tornar servidores públicos.

Mas saiba que ter um hábito de estudo não significa apenas ficar horas sentado em uma cadeira lendo ou praticando. Envolve muito mais que isso.

O post de hoje vale para todos, mas deve ser lido com um carinho especial por quem tem pouco tempo disponível para estudar.

Ter tempo livre para se dedicar à preparação para uma prova é indispensável, mas mais importante é ter força de vontade de aprender de fato o conteúdo.

Se não temos força de vontade, não importa o tempo que estudamos, pois haverá dispersão: levantamos para beber água a cada 5 min, checamos notificações no celular ou, em casos extremos, encaramos até aquela pilha de louça que está há dias na pia.

No final das contas, entramos em um ciclo vicioso.

Foque na sua força de vontade em primeiro lugar

A desmotivação leva à mais desmotivação, até nos perguntarmos se realmente vale a pena o que estamos fazendo. Já muita força de vontade e pouco tempo rende um resultado totalmente diferente.

A velocidade da evolução pode ser menor do que quem possui o tempo todo livre, mas ela é consistente. Uma hora de estudos por dia bem estudados leva o candidato longe.

Foque na sua força de vontade, e não no seu tempo. Muita gente acha que força de vontade é um dom que, ou você tem ou você não tem, mas isso não é verdade.

Por isso, separamos 5 dicas sobre como ter mais disposição para que o estudo possa render cada vez mais.

E o melhor de tudo: são coisas simples, gratuitas, que qualquer um pode incorporar em seus hábitos e rotina de estudos para concurso, basta querer.

Hábitos de estudos

5 hábitos para ter antes de começar os estudos para concurso

#1 – Alimente-se Bem

Seu cérebro consome energia como uma lâmpada de 25W. Para ele funcionar direito, precisa de uma fonte contínua de energia e nutrientes, isto é, você deve estar consumindo toda hora alimentos de fácil digestão.

A função digestiva consome muita energia do nosso corpo. Por isso que, após grandes refeições, nosso metabolismo para e não conseguimos nos concentrar, ficando com sono e preguiça.

Além disso, grandes refeições incentivam você a comer poucas vezes durante o dia. Isso resulta em um nível de glicose que varia muito, e, junto com ele, sua disposição.

Se você é daqueles que comem pratos grandes durante o dia, temos um alerta: você não conseguirá estudar. Provavelmente, não conseguirá também se concentrar e, pior, achará que é um problema seu, e não de seus hábitos.

A boa notícia é que, mudando estes hábitos, sua disposição muda junto.

#2 – Durma Bem

A ciência ainda possui muitas dúvidas sobre porque nós dormimos e sonhamos, mas uma coisa é certa: o sono está diretamente ligado com a consolidação da sua memória de longo prazo.

Experiências com ratos em labirintos mostram que, se privados de sono, não só eles não aprendem novos caminhos, mas acabam esquecendo os que já aprenderam. E experiências com humanos comprovam este raciocínio.

Ou seja, se você se mata de estudar e não dorme bem depois, seu corpo não armazenará aquela informação como deveria, e você terá apenas perdido seu tempo.

#3 – Pratique Exercício Físico

É comprovado cientificamente que exercício físico melhora a retenção de conhecimento, além de duplicar ou até triplicar a taxa de formação de novos neurônios no cérebro.

Além de participar no processo de consolidação, o exercício físico libera endorfinas, e será MUITO mais fácil e prazeroso de você conseguir sentar na cadeira e estudar.

Tem pessoas que gostam de fazer exercício antes de estudar, outras que preferem depois e algumas ainda que têm preferência em outro horário além desses dois.

Não importa. Separe no mínimo uns três horários na sua semana para dar aquela “suadinha” e deixar seu cérebro no ponto.

#4 – Tenha um Ritual

Você já reparou que não sentimos esforço ao fazer coisas que repetimos todos os dias? Por outro lado, ao tentar fazer coisas novas que são cansativas ou trabalhosas, precisamos de muita força de vontade.

Isso acontece porque atividades repetidas nos condicionam. À medida que adquirimos o hábito, ele se torna cada vez mais fácil.

E rituais são uma alternativa para ensinar seu corpo a internalizar os hábitos ainda mais rápido. Eles condicionam nosso corpo para uma sequência de eventos.

Vamos supor que você quer estudar todos os dias. Imagine duas maneiras diferentes de fazer isso:

  • Na primeira, você está no lugar de sempre, e simplesmente abre mais uma aba no computador para ver uma videoaula.
  • Na segunda situação, todos os dias antes de estudar você toma um banho, coloca um café na sua caneca da sorte, organiza o seu lugar de estudos (que você usa somente para estudar) da mesma maneira que o dia anterior, e abre o seu computador com aquele usuário que você criou só para estudar, para não se distrair com sites não pertinentes.

Tenha o seu ritual para fazer com que seu cérebro associe aquele momento ao pleno foco nos estudos.

#5 – Tenha paz de espírito

Essa é, provavelmente, a dica mais difícil de ser aplicada, e é um exercício constante de paciência e grandeza de espírito.

Para estudar, precisamos acreditar que estamos realmente aprendendo. Temos que nos dedicar de corpo e alma para entender aquilo.

O problema é que muitas vezes isso não é possível, porque pode ter outra coisa que não sai da nossa cabeça.

Podem ser problemas financeiros, de saúde ou familiares. Temos que fazer um esforço para nos concentrar na hora que precisamos, e conseguir nos desligar dessas coisas.

Esta não é uma tarefa fácil, e por isso esta foi a última dica, pois todas as anteriores ajudarão você a seguir essa.

Se você conseguir se alimentar bem, dormir bem, se exercitar e ter hábitos de estudos, será mais fácil conseguir abstrair seus problemas e criar bons hábitos de estudo para concurso.

Não é fácil, mas vale a pena e deixará sua jornada muito menos cheia de frustrações. Preparem-se antes de começar a estudar. Deixará tudo mais fácil.

Deixe um comentário