Dicas

Como usar flashcards nos estudos para concursos?

Por julho 16, 2020Sem comentários
Flashcards para concursos

Você já ouviu falar sobre flashcards nos estudos para concursos? Se a resposta for não, então esse é o momento para conhecer. Caso já tenha ouvido falar, mas não sabe como funciona, aqui você vai entender melhor.

Memorizar o conteúdo estudado pode ser um desafio, não é? Se você é um estudante que tem dificuldade para revisar, talvez seja o momento de procurar técnicas que possam ajudar, como os flashcards ou cartões de memória.

Neste post eu vou contar para você o que é e como funcionam os flashcards, além de dar dicas de como fazer e usá-los da melhor maneira possível.

Se interessou? Então vamos nessa! Veja tudo o que você vai encontrar por aqui:

O que são flashcards?

Também chamado de cartão de memória, o flashcard é uma técnica que trabalha com memorização e repetição para melhorar o seu aproveitamento nos estudos.

Como o nome mesmo já adianta, são cartões (cards) instantâneos/rápidos (flash). É um tipo de técnica que trabalha com o processo de cognição.

O que isso quer dizer? Em resumo, você vai melhorar o seu processo de aprendizagem por meio da ativação do conteúdo na memória.

E esses cartões podem ser utilizados para qualquer tipo de estudo, desde crianças em alfabetização até a preparação para concursos ou Exame da Ordem.

Por que fazer flashcards?

Os flashcards vão ajudar você a fazer revisões mais eficientes. E não sou eu que estou dizendo isso, é uma técnica comprovada cientificamente.

Essa comprovação científica é dada pela presença de dois conceitos da ciência cognitiva e psicologia, são eles: Active Recall e Repetição Espaçada. Entenda cada um:

1. Active Recall

Voltemos a falar de cognição, que é o processo psicológico que atua na aquisição de conhecimento, seja pela percepção, atenção, associação e diversos outros.

O Active Recall atua na “lembrança ativa”, que é aquela memória que está mais recente na sua cabeça.

Quando você extrai com regularidade uma informação que está presente na sua memória, está reforçando o processo de memorização.

2. Repetição Espaçada

Sabe quando alguém pede para você ir no mercado comprar algo e repete várias vezes os itens, mas, chegando lá, você esquece?

Isso é porque a repetição feita de qualquer maneira não ajuda no processo de memorização. Para inserir aquela informação a longo prazo é preciso revisar de maneira espaçada.

Uma maneira de entender os momentos certos para a revisão é saber como funciona a Curva do Esquecimento, do psicólogo Hermann Ebbinghaus.

De acordo com Hermann, quando aprendemos, a informação que está 100% na nossa memória vai sendo perdida da seguinte maneira:

  • Após 20 minutos já esquecemos ou não lembramos mais de cerca de 42% do que aprendemos naquele período.
  • Depois de uma hora, já não lembramos mais da metade do conteúdo, ou seja, 56%.
  • Quando chegamos por volta do 30º dia, não lembramos mais 80% do que estudamos ao longo dos 30 dias.

Mas com a repetição espaçada, feita da maneira correta, é possível quebrar essa Curva do Esquecimento.

Quais são os benefícios de estudar com flashcards?

Usando flashcards nos estudos para concursos é possível trabalhar com os dois conceitos mencionados acima, tanto na ativação da memória recente, quanto no processo de repetição espaçada.

Então, esses são alguns dos benefícios em utilizar os flashcards:

  • Funcionam como método de revisão
  • Ativam a memória recente
  • Diminuem a quantidade de informações esquecidas

Benefícios de estudar com flashcardsComo fazer um flashcard?

Os flashcards são cartões instantâneos, então o objetivo é que em cada cartão se tenha apenas uma única informação.

Seus cartões podem ser feitos a partir de uma folha de papel A4 ou folha de caderno. Corte os pequenos cartões no tamanho de um cartão de crédito (ou um pouco maior).

De um lado você vai escrever uma pergunta sobre o conteúdo que estudou e no verso do cartão você coloca a resposta.

O ideal é que você trabalhe com palavras-chave e evite utilizar perguntas e respostas muito extensas.

Como organizar os flashcards?

A organização dos cartões pode ser feita por conteúdo ou disciplina. O jornalista científico Sebastin Leitner desenvolveu um método para revisar utilizando os flashcards.

Primeiro, você vai começar a revisar o conteúdo de uma disciplina pelos cartões. Tente responder as perguntas de forma rápida e sem olhar a resposta.

Em paralelo, faça três caixas e enumere de 1 a 3. Sendo o número 1 a caixa em que precisará revisar com maior frequência e a de número 3 com menor.

Nesse primeiro momento, caso acerte, você vai mover o cartão para a caixa 2, mas se errar, você coloca na caixa de número 1.

Quando chegar a hora de revisar a caixa 2, você continua na mesma lógica: se acertar, o cartão vai para caixa número 3, mas caso erre, vai para a caixa 1.

Na hora de revisar a terceira caixa, os itens que você acertar devem ir para uma pilha de cartões que não precisam ser revistos, mas se você os errar, devem voltar para a primeira caixa.

Programas para fazer flashcards

Se você é um tipo de pessoa que não é tão boa com trabalhos manuais, existem programas que podem ajudar a fazer os seus flashcards de estudos para concursos com eles.

Um deles é o Canva, que é uma plataforma de design online. Com ele, você pode utilizar layouts prontos ou criar um do zero.

Você vai poder montar, de forma gratuita, os seus flashcards e salvá-los em PDF, JPEG ou PNG. E, caso queira, é só imprimir os arquivos.

Mas se prefere utilizar cartões online, no Goconqr você tem acesso a flashcards prontos dos mais variados temas.

No momento do cadastro, você escolhe o seu objetivo e seleciona as matérias que deseja estudar. Além disso, é possível editar o cartão, inserir imagens e/ou alterar a fonte do texto.

Um outro exemplo popular para o estudo com cartões de memorização é o aplicativo Anki.

Originalmente, ele foi feito para aprendizado de novos idiomas, mas ultimamente tem sido bastante usado por estudantes para concursos também, pois é possível inserir nele a pergunta (e resposta) que precisar.

O aplicativo Anki é um software gratuito e está disponível em diversas plataformas.

Erros na hora de fazer flashcards

Um erro muito comum na hora de fazer os cartões é enchê-los de informação. Importante lembrar que é para ser uma técnica dinâmica, portanto não é interessante escrever muito.

Cada cartão precisa ter uma informação, e você pode usar palavras-chave. A pergunta precisa ser objetiva, não faça grandes enunciados.

Outro ponto é em relação ao uso dos cartões. Mesmo que sejam feitos da forma correta, você não deve revisar todos eles em um único momento ou deixar pra ver todos apenas faltando dias para a prova.

Mantenha uma rotina de revisão. Mesmo que você não utilize o método da caixa (mencionado no item anterior), não revise todos os assuntos e disciplinas num único momento.

Passo a passo para montar seu flashcard nos estudos para concursos

Então, recapitulando tudo o que foi falado neste post, essa é a ordem para se montar flashcards nos estudos para concursos de forma eficiente:

  1. Comece estudando a teoria, pois precisará ter conhecimento do assunto para montar o material de revisão.
  2. Escolha a melhor maneira de criar seus cartões: pode ser manualmente ou virtualmente.
  3. Organize seus cartões por assuntos ou disciplinas.
  4. Faça perguntas objetivas em um lado do cartão e no verso responda também de forma objetiva. É interessante utilizar palavras-chave.

Pronto! Seus cartões estão esperando para serem utilizados. Agora é o momento de montar o seu cronograma de revisão e botar a mão na massa.

Precisa de ajuda para organizar seus estudos de maneira mais rápida e adaptada à você?

Com uma metodologia inovadora, através da Inteligência Artificial, a EduQC analisa e indica o que você deve estudar para ser aprovado em concursos de níveis superior e médio. Confira mais detalhes aqui.

Passo a passo para montar seu flashcard

Deixe um comentário