ConcursosDicas

Dicas de como fazer revisão por áudio

Por abril 1, 2019setembro 15th, 2020Sem comentários
Revisão por áudio

O dia a dia do estudante para concurso público costuma ser bastante corrido. Às vezes, a sensação é de que nunca vai caber um “tempinho” para estudar, não é mesmo? Mas a revisão por áudio pode ser muito útil nesse momento!

Isso porque a revisão por áudio ajuda aqueles que têm muitas demandas ao longo do dia, mas não querem abrir mão de ter uma rotina de estudos completa.

Essa prática ajudará você a aproveitar melhor o seu tempo em situações em que o estudo de forma tradicional é mais difícil, como:

  • No trânsito
  • Na academia
  • Alguma sala de espera

A revisão é a melhor forma de estudar e, embora alguns especialistas considerem os estudos via áudio o pior modal de estudo teórico, isso não se aplica quando falamos sobre revisar com áudio.

Segundo pesquisas, se comparado com o estudo teórico, a revisão se mostra 45% superior, no que se refere à eficiência de aprendizagem.

O futuro servidor público que transforma o conteúdo teórico estudado em anotações e resumos e faz uso de revisões, aprende até 108% mais rapidamente que seus concorrentes.

A técnica é bem simples. O estudante grava, com sua própria voz, seus resumos e os escuta em ocasiões onde seria impossível fazer a sua leitura de forma tradicional.

Vamos à prática? Listamos algumas dicas para auxiliar os estudantes que desejam ter um melhor desempenho em sua preparação por meio das revisões por áudio.

1. Faça resumos

Saber diferenciar o que é essencial em cada matéria do estudo teórico é um passo muito importante na hora de definir o que irá para o resumo.

Ler e reler o material estudado não ajuda muito quando falamos sobre fixar as informações na memória. Os resumos dão um suporte muito bom quanto a isso.

Como fazer um resumo?

Traduza o material estudado com as suas próprias palavras, mas sem transcrever trechos relevantes. Explique, no papel, de uma forma simples, tal como explicaria a uma criança.

O estudo a partir do seu próprio material auxilia em um aprendizado completo e atualizado. Isso facilitará a sua compreensão ao ouvir sua revisão por áudio, que será gravada posteriormente.

Dica: Selecione assuntos de cada disciplina que realmente caem no concurso para o qual está se preparando. Pesquise em provas antigas e estude o edital antes de começar a estudar as matérias.

Até aqui o seu resumo ainda estará em forma escrita.

2. Adapte seu resumo para versão oral

Quando um assunto já estiver com o resumo em texto mais maduro, é quando o estudante passa a adaptá-lo para a forma oral, para ser transformado em áudio.

Mas, como saber se estou conseguindo fazer um texto mais maduro? Simples: você perceberá que está errando muito menos a resolução de questões.

Para fazer a sua gravação, é importante que seja retirado tudo aquilo não faz sentido e que possa vir a atrapalhar a compreensão.

Faça adaptações que trazem naturalidade à versão em áudio. Por exemplo, substitua a frase “como você verá abaixo” por “como você ouvirá a seguir”.

O que faço com infográficos?

Outro detalhe importante é repassar para texto as informações-chave presentes em infográficos, por exemplo.

Como não será possível apresentar a imagem do infográfico por meio do áudio, é interessante repassar as informações contidas nele para texto.

Crie um “script” e o leia uma vez em voz alta para se certificar de que todo conteúdo faz sentido nesse formato.

3. Gravação

Agora a sua revisão passa a ter mais forma, mas, para isso, são necessários alguns equipamentos básicos que garantam a qualidade do material. Em geral, um celular com gravador de voz já é o bastante.

Na hora da gravação, se certifique de que o ambiente em volta esteja silencioso. Ruídos aleatórios podem, além de afetar a qualidade da sua revisão, interferir em sua atenção ao ouvi-lo posteriormente.

Listamos algumas dicas para te auxiliar na hora de gravar:

  • Desligue todos os ventiladores e máquinas que podem fazer qualquer barulho, incluindo ar condicionado;
  • Leia em uma pequena área, de preferência que tenha carpete;
  • Fique a uma distância média do microfone;
  • Leia o texto do começo ao fim e sem parar;
  • Mantenha sua voz em um nível e tom semelhantes em todas as sessões de gravação.

Revisar utilizando um áudio é eficaz no processo de aprendizado, porque fará com que você aprenda por meio de sintetização de informações.

A sinestesia da sua própria voz ajuda no processo de memorização e isso vai ser muito importante para o seu desempenho durante a prova.

Nota: Usar o material alheio não trará os mesmos resultados.

Gravar áudio para revisão

4. Hora da revisão por áudio

Material selecionado, resumo escrito, equipamento separado… Agora é o momento de gravar os áudios com atenção.

Uma sugestão é que se organize os arquivos gravados com os nomes de cada uma das disciplinas, para escutá-los em ocasiões em que não seja possível estudar da maneira original, seja no trânsito ou enquanto caminha para se manter saudável.

E você ainda pode contar também com a tecnologia para estudar para concursos para otimizar seu processo de estudos, sabia disso?

Aproveite nossas dicas e bons estudos!

Deixe um comentário