Dicas

Erros na preparação para concursos: os 7 pecados capitais!

Por janeiro 18, 2019julho 21st, 2020Sem comentários
Erros na preparação para concursos

Tem muita gente que estuda e tem uma preparação organizada, mas tem também muita gente cometendo erros na preparação para concursos. Será que você está se preparando de forma correta?

Você também deve se perguntar: será que está cometendo erros ao estudar para concurso? Qual o melhor plano de estudos? Qual o melhor material? Qual o melhor professor? Tenho os hábitos que os aprovados têm?

A jornada de um concurseiro é um caminho de incertezas e dúvidas, até atingir o objetivo final: ser aprovado no concurso dos seus sonhos.

Nesse post, você conhecerá os principais erros na preparação para concursos, ou seja, os 7 pecados capitais dos concurseiros.

No entanto, todo cuidado é pouco. É importante levar em consideração que todo o esforço e disciplina dos estudantes podem ser anulados por causa da inobservância destes 7 pecados capitais.

Prepare-se, que agora você está prestes a aprender a estudar melhor para a sua seleção.

Principais erros na preparação para concursos

Agora você conhecerá os principais erros que os estudantes cometem ao estudar para os concursos, que chamamos de 7 pecados capitais da preparação:

  1. Preguiça
  2. Avareza
  3. Orgulho
  4. Ira
  5. Luxúria
  6. Gula
  7. Inveja

#1 Preguiça

Se deseja ser aprovado em um concurso público, tenha consciência que um de seus principais inimigos será a preguiça.

O que gera a falta de disposição para realizar alguma atividade e, consequentemente, falta vontade de retornar ou iniciar qualquer forma de esforço.

Mesmo os concurseiros mais dedicados cansam e se desmotivam. Nesse momento, você procrastina.

Dizemos a nós mesmos “posso fazer isso amanhã, depois de amanhã ou no dia seguinte”. E é aí que mora o problema.

Todos nós sabemos o resultado final da procrastinação, aquela sensação de pânico, ansiedade e exaustão absoluta. A injeção de prazer de curto prazo que ela proporciona nos leva a procrastinar 100 vezes mais.

Podemos estar sentindo intimidação, medo de fracassar ou falta de interesse.

Com isso podemos enxergar as tarefas como coisas a serem superadas, vividas ou realizadas antes de você começar a achar que é um procrastinador irremediável. O importante é reconhecer este momento e dar a volta por cima.

Disciplina é o segredo do sucesso. Tenha metas bem definidas, monte seu cronograma de estudos, sempre respeitando os horários de descanso e alimentação, ou seja, aprenda a organizar e administrar seu tempo.

Não se esqueça de manter o foco no prêmio: todo seu esforço será recompensado com a aprovação.

Uma dica para não perder o fio da meada nos estudos: use a técnica Pomodoro.

#2 Avareza

Avareza é reconhecida como alguém pão-duro e que tem medo de perder algo que possui. Entenda que economizar em livros e materiais de estudo não vão aproximá-lo da aprovação.

Encare tais gastos como um investimento em seu futuro. Tenha como apoio bons materiais e livros.

#3 Orgulho

A máxima “nenhum homem é uma ilha” entra aqui. Não rejeite ajuda e não guarde dúvidas.

Dessa forma, troque ideias, opiniões… E, por que não, estudar com amigos para expandir seus horizontes e ajudar a encarar um desafio de outra maneira.

Além disso, conversar com os seus colegas nas horas livres, pode ser uma ótima forma de distrair um pouco dos estudos.

#4 Ira

Algo não saiu como você esperava? Certamente, ficar com raiva não vai mudar os fatos e pode prejudicar seu foco. Toda frustração deve ser convertida em motivação para que o seu objetivo seja alcançado.

Tenha paciência, mantenha a calma e crie laços empáticos com todos envolvidos em seu processo de preparação.
Resumindo: “Quando a raiva chega, a sabedoria parte.”

#5 Luxúria

Pense que quanto menos você se distrair, melhor será o seu aproveitamento. Por exemplo, evite baladas, comida e bebida em excesso na véspera do concurso.

Esse é um dos maiores erros na preparação para concursos, que pode custar a sua aprovação.

Em sua rotina diária, aproveite para ter uma alimentação balanceada e uma boa noite de sono. Assim, facilitará o seu processo de memorização, pois é nessa hora em que o nosso corpo armazena o conhecimento adquirido durante os estudos.

#6 Gula

Não queira abraçar o mundo com as pernas. Atenha-se a estudar apenas o que pede o edital do concurso de seu interesse. Adote métodos de estudo que sejam simples, mas eficazes.

Equilíbrio é a palavra-chave. Foque em uma área de concurso e pare de estudar todos os editais que são publicados. Uma maneira de focar é estudando por ciclos de estudos.

Outro fator essencial na sua preparação, assim como nos estudos, sua alimentação não pode ser diferente. Alimente-se bem. Não coma comidas pesadas na véspera da prova.

#7 Inveja

Entenda que cada pessoa aprende melhor de uma determinada maneira. O que funciona para um candidato que obteve a aprovação em um concurso, pode não funcionar para você.

O autoconhecimento é importante para determinar sua rotina de estudos e a melhor maneira de absorver todo o conteúdo necessário. Tenha em mente que o que separa você da carreira pública é a preparação.

Tenha autocontrole e respeite seus limites. Sua aprovação está mais próxima do que imagina.

Conclusão

Portanto, todos os 7 pecados capitais dos concurseiros são normais. Mas o exagero pode atrapalhar a sua preparação. Dessa forma, disciplina é o caminho do sucesso.

Foque em uma área de concurso, assim ficará mais fácil estudar as disciplinas do conteúdo programático. Escolha um melhor método de estudos e que melhor se encaixe em sua rotina.

Entre as habilidades necessárias para ter sucesso em qualquer área da vida, o bom uso do tempo é a mais importante para concursos.

Não estude apenas quando sair o edital. É muito importante antecipar sua preparação. Durma, se alimente e faça exercícios físicos paralelamente enquanto se prepara, pois o seu corpo memorizará melhor e ficará mais disposto.

E a desorganização pode ser um vilão e causar estresse. Em resumo, não cometa esses erros na sua preparação para concursos e tenha um processo de estudos mais fluído.

Muita gente pensa que só passa quem estuda o dia todo. Isso não é verdade, passa quem sabe estudar e não deixa suas obrigações para depois.

Projete-se no futuro ao imaginar as sensações boas que terá depois de terminar uma tarefa ou as sensações ruins se não tiver concluído.

Quer mais ajuda na sua preparação? Descubra como a tecnologia pode ajudar seus estudos.

sete pecados capitais da preparação para concursos

Deixe um comentário