Dicas

Consultoria para OAB: eu preciso de uma?

Por setembro 15, 2020Sem comentários
Consultoria para concursos públicos

Quero começar aqui com um questionamento para você: consultoria para OAB vale a pena?

Normalmente, nossa educação é feita de forma bem automática. Passamos a vida em uma escola fazendo provas, mas nunca temos uma aula sobre como efetivamente estudar.

Estudamos diversas matérias, mas não nos ensinam o que fazer para aprender melhor, ou como nos planejar para estudar um determinado conteúdo.

Já aconteceu com você de ter estudado e estudado e sair com sensação de que não aprendeu nada com o grande esforço realizado?

É esse o questionamento. Não aprendemos a estudar.

Para a área do Direito, principalmente na faculdade,  somos bombardeados por diversas novas disciplinas nunca antes vistas.

São muitas horas dedicadas a leituras, diferentes livros, conceitos e processos que precisam ser absorvidos rapidamente.

Uma verdade é que isso gera desmotivação e frustração, pois a tendência é acharmos que o problema é nosso e não do nosso método.

Quando chega o momento e a responsabilidade de passar no Exame de Ordem, a ansiedade em obter o resultado positivo também pesa.

Afinal, trata-se de um Exame com uma taxa de reprovação bastante alta: chega a 80%. Ou seja, em média 1 em cada 5 estudantes consegue a aprovação.

A preparação ideal é aquela mais completa

É comum achar que, para começar a estudar para OAB, tudo o que precisamos é sentar numa cadeira e estudar o dia todo e todos os dias.

Imagine que a preparação para uma maratona, por exemplo. Será que a melhor alternativa seria correr seis ou oito horas por dia – todos os dias – como um louco?

Claro que não. Um bom técnico de corrida orientaria nossa alimentação, postura, musculação, entre outros aspectos fundamentais de uma preparação completa. E, quando chegasse a hora de correr, isto aconteceria naturalmente, com menos dor.

O exagero não é resultado. Porém, você deve entender quais são as prioridades do momento e se dedicar ao máximo ao seu propósito.

Aqui nesse artigo vamos explicar o que é uma consultoria e como funciona, para você decidir se realmente é para você não.

A diferença entre coaching e consultoria

Agora que você já conhece o problema, é importante ressaltar que existem vários tipos de profissionais que fazem um acompanhamento pessoal dos estudos.

Em suma, cada um possui uma proposta de valor diferente e precisamos separar bem o que é o trabalho de coaching do trabalho de uma consultoria.

Basicamente, o coach é um profissional motivacional, que trabalhará bastante com a parte emocional do estudante.  O coach também ajudará a se manter motivado para encarar os livros e apostilas.

Esse profissional quer mais motivar, e não ensinar a estudar. Até porque método de estudo não é o foco do treinamento recebido pelo coach.

Já o consultor é um especialista em método, é uma pessoa que já passou pelo que você está passando e vai focar na forma que você estuda. O trabalho do consultor alia a experiência com muito conhecimento pedagógico.

Como funciona a consultoria para OAB

Aqui na EduQC, acreditamos que a motivação para estudar com foco e disciplina deve emanar do método de estudos. Usamos uma teoria pedagógica conhecida como método de “flow”.

Alinhamos objetivos bem definidos e feedback imediato. Assim, é possível estudar e se manter motivado pelo tempo exigido até sua aprovação na Primeira Fase do Exame de Ordem.

Querer motivar, com fatores externos ao método, a fim de dar “gás” para estudar (forma coach de ajudar), não nos parece eficaz no longo prazo.

Em resumo, acreditamos que aprender é uma ciência, e existem por aí uma miríade de teses, técnicas e métodos de como aprender melhor.

É essa abordagem que vai fazer você render, ganhar o conhecimento teórico e conseguir o seu resultado na OAB.

Conheça a Consultoria para OAB da EduQC

O responsável pela consultoria para OAB

Agora que você já sabe como funciona uma consultoria, será que você precisa de uma para estudar para a OAB?

A melhor resposta que eu tenho a dar é: depende do quanto você já sabe estudar.

Então, se você é uma pessoa que estudava muito no colégio, faculdade, tem o hábito de se preparar para provas e consegue ter um método que permita estudar sem se desmotivar, então a resposta é não.

Nesse caso, a consultoria não iria causar tanto impacto assim na sua rotina. Eu falo “tanto impacto”, porque uma mudança positiva sempre acontece quando recebemos uma orientação correta sobre o método a ser seguido.

Mas, se você nunca foi de estudar várias horas, sente aquela pontinha de desespero ao pensar no Exame de Ordem ou se sente sem foco, sem disciplina e desmotivado quando começa a estudar, então sim. A consultoria é para você.

Eu sou especialista em OAB e já lecionei para mais de 1.000 alunos.

Atualmente sou professor de Ética Profissional (Deontologia Jurídica), Direito Penal e Processo Penal na Universidade Cândido Mendes – RJ.

Já lecionei também em cursos preparatórios para o Exame da Ordem da OAB, além cursos de pós-graduação.

Mas, que fique bem claro, um consultor não é garantia de aprovação na prova. Assim como não ter um também não é um atestado de que você nunca vai passar.

A consultoria para OAB é ter a chance de ser orientado por quem já passou por todo esse processo e conhece os caminhos.

Aquilo que vai fazer você passar ou não está dentro de você. O consultor só vai acelerar esse processo, mostrando seus erros, em que pontos você pode melhorar e, dessa forma, encurtar seu caminho.

Mas o caminho continua sendo seu e você é o único que pode trilhá-lo.

EduQC Consultoria OAB com Fabrizio Rubinstein

A consultoria para OAB realizada pela EduQC comigo, Fabrizio Rubinstein, consiste em algumas fases e tópicos a serem realizados. Entenda como funciona o processo:

FASE  1 –  Metodológica

. Acesso à plataforma EduQC

. Análise do perfil do aluno

. Aulas de técnicas de estudo

Essa etapa verifica o momento atual do candidato, bem como sua proficiência e suas habilidades em relação às disciplinas da 1ª Fase do Exame.

Aqui nessa parte foca-se no auxílio da definição de metas e objetivos para alcançar os melhores resultados.

FASE 2 – Avaliação e evolução

. Análise das proficiências nas disciplinas da OAB

. Planejamento de estudos personalizado pelo consultor

. Esclarecimentos de dúvidas

. Indicação de material para estudo

. Acompanhamento das metas e evolução pelo consultor

. Avaliações que mostram as chances de aprovação

Vamos focar no alcance das suas metas e em melhorar sempre o seu desempenho, com o acompanhamento dos estudos e da utilização da plataforma EduQC adequadamente. Tudo para a sua aprovação na OAB.

FASE 3 – Aprovação

. Aprovação no Exame de Ordem

. Exercer a advocacia

. Prestar um concurso público que exija aprovação na OAB 

A consultoria utiliza a tecnologia do método EduQC, em que o consultor ajudará você a ser aprovado até 2 vezes mais rápido no Exame de Ordem.

Extra – Contato direto

Acesso ao consultor por mensagens.

Isso é importante, pois você não está sozinho nessa.

Quer mais informações? Conheça a Consultoria para OAB da EduQC!

 

Fabrizio Rubinstein, professor e consultor da EduQC OAB

Deixe um comentário