Dicas

Concursos públicos: se prepare para mudar de vida

Por junho 27, 2014Sem comentários

Para transformar a própria vida, além de tomar uma boa dose de coragem, é imprescindível mudar de hábitos, comportamentos e atitudes. Um motivo que, atualmente, desperta esse desejo é a insatisfação sentida por alguns profissionais com as regras rígidas e horas extras cada vez mais exigidas na iniciativa privada. Mas o que fazer quando o mercado conta com pessoas cada vez mais disponíveis e qualificadas para atender a todo tempo o chamado de suas organizações?
Trabalhar 40 horas semanais, com momentos tranquilos para almoço, raras ou até inexistentes horas extras e, sobretudo, estabilidade, é considerado um verdadeiro sonho hoje em dia. Mas a realização dessa vontade, para aqueles que não se encantam com as atribulações e responsabilidades atribuídas pelas médias e grandes empresas modernas, pode estar numa carreira pública, a qual oferece uma variedade de cargos para nível médio e superior, com períodos de trabalho e salários tentadores, sobretudo, se comparados aos oferecidos pela maioria das empresas privadas.
Para se ter ideia, somente no governo federal, de acordo com a Lei Orçamentária Anual aprovada pelo Congresso Nacional, estão previstas 67.747 contratações por concursos públicos em 2014. O maior contratante é o Executivo, que dispõe 47.112 cargos vagos, entre eles 4.759 para substituição de funcionários terceirizados. Mesmo com tanta gente entrando, milhares de cargos seguem vagos. Levantamento do Ipea e do Ministério do Planejamento apontam que, em 2015, haverá 250 mil cargos vagos no governo federal.
Mas para essa farta oferta de vagas, capaz de mudar a vida e o humor de muitos profissionais, também existe uma abundante concorrência.  E é aí que começa o desafio. O que estudar? Quanto tempo disponibilizar para os estudos? Como conhecer o estilo de cada banca examinadora? Quais são os meus pontos fortes e fracos?
São muitos questionamentos que acabam ecoando sem respostas seguras e práticas e fazem o candidato desistir antes mesmo de começar. Se quem está estudando há algum tempo precisa de um direcionamento quanto ao “o que” e “como” estudar, imagine quem decide investir na nova carreira sem qualquer noção do grau de dificuldade da empreitada em que está se metendo.
Para os novatos, é importante saber que já não é de hoje que existem no mercado cursos com professores cuja experiência nas provas e nas bancas examinadoras de concursos faz toda a diferença na hora de decidir a forma de estudar. Os editais para concursos oferecem conteúdos muito extensos, assim, contar com alguém com capacidade de filtrar o que é realmente importante, além de transmitir da forma mais conveniente as matérias, é um passo a frente da concorrência. As consultorias, altamente personalizadas, também têm se sofisticado, à medida que a busca pelas vagas oferecidas pelo governo aumentam, e rendido excelentes resultados para os seus adeptos.
Enfim, hoje, quem almeja verdadeiramente ingressar na carreira pública, conta com uma série de materiais, cursos e consultorias para reforçar seus estudos. A hora é agora e  quem deseja uma transformação no estilo de vida conta com recursos importantes, alguns extremamente completos, para começar ou manter a rotina de estudos de forma eficiente.

Deixe um comentário