Dicas

Como estudar uma hora por dia de maneira eficiente?

Por fevereiro 8, 2018outubro 23rd, 2020Sem comentários
Estudar uma hora por dia

Não seria ótimo estudar uma hora por dia e conseguir se aprovado? É difícil, porém não é impossível. Tudo dependerá da maneira como você se organiza.

Quando pensamos em estudar para concurso, imaginamos logo uma biblioteca, com as pessoas passando o dia todo estudando, rodeada por apostilas e livros.

Mas esta não é a realidade da maioria das pessoas. Normalmente, o candidato tem que conciliar seu tempo com várias outras coisas: pode ser trabalho, família, ou até mesmo o inesperado.

Você já notou o tanto de coisa que aparece para fazermos quando decidimos estudar?

Se você se enquadra nesta situação, então este texto é para você. Não desanime. Se você tiver somente uma hora por dia para estudar, mas seguir nossas dicas, ficará surpreso com o que pode evoluir em alguns meses.

A força da repetição nos estudos

Nosso cérebro converte experiências em memórias durante o sono. Mas nem tudo o que vivenciamos é guardado em nossas memórias.

Existe uma série de fatores que fazem nosso corpo achar que vale a pena guardar aquela informação. E hoje, vamos falar da repetição.

Armazenar memórias é um processo muito custoso para nosso corpo, então ele não se preocupa em armazenar aquilo que acha que não acontecerá de novo.

Ou seja, se nós não repetimos, a chance é bem menor de memorizarmos. Por outro lado, se demoramos muito para repetir, nosso corpo não entende isso como uma repetição.

Estudar deve ser um hábito diário. Não adianta querer passar a semana distante do assunto e descontar tudo estudando freneticamente no domingo.

É como uma academia: se você não malhou durante a semana, não adianta fazer tudo em um dia só. Você só vai se cansar e se frustrar.

Estude um pouco, todos os dias. Este é o hábito mais poderoso que um candidato pode cultivar.

Separamos mais três dicas práticas que você pode seguir. Confira!

Estudar uma hora por dia de maneira eficiente1. Lide com metas reais

Estudar pouco todos os dias te levará longe se você fizer direito, mas demora mais. É importante saber isso, e conseguir estipular metas reais para nos mantermos motivados.

Não adianta ter uma hora por dia e querer estudar o edital todo em dois meses. Estudar com pouco tempo funciona, mas somente se você fizer do jeito certo.

O maior risco do candidato é a frustração. E não há nada pior que fazer uma meta e não cumpri-la. Mantenha suas metas reais, e sinta-se evoluindo ao batê-las.

2. Não se esqueça do resto do dia

Se você tem pouco tempo para estudar, não quer dizer que você só deve pensar na transformação que você quer para sua vida neste tempo.

Por isso, existem hábitos essenciais que você deve ter no seu dia a dia para que possa render mais. Encare como uma preparação.

O resto do seu dia existe para que você possa se dedicar ao máximo com o pouco tempo que tem de sobra. Nada de estudar cansado! Separe a hora que você está mais disposto.

Além disso, sempre que tiver a oportunidade, pense no assunto. Pode ser no trânsito, no almoço, no banho.

Pense sobre o que você estuda, no que você estudou, nas suas dúvidas, e visualize estes pensamentos como a solução para transformar sua vida e conquistar o sonho de ser aprovado.

Lembrar continuamente do assunto durante o dia ajudará o seu cérebro a considerá-lo importante.

3. Tenha um bom método de estudo

Aqui está o grande segredo de quem tem o tempo apertado. Se você tem pouco tempo, deve ser objetivo e saber exatamente o que deve ser feito, na hora certa.

Um bom método de estudos é essencial para poder te levar cada vez a degraus mais altos.

Deixe um comentário