Dicas

Como controlar as horas de estudos?

Por abril 8, 2019julho 13th, 2020Sem comentários
Como controlar as horas de estudos

Quantas pessoas você conhece que dizem estudar o dia inteiro, há anos, mas que mesmo assim não foram aprovadas? É tudo uma questão de saber como controlar as horas de estudos.

Passar muito tempo estudando não significa necessariamente que você está aprendendo. Isso porque existe uma diferença entre horas líquidas e horas brutas de estudo.

E compreender bem isso vai ser fundamental para você iniciar o seu planejamento e evitar erros na preparação para concursos.

O que você vai encontrar aqui?

Qual a diferença entre hora bruta e hora líquida?

A hora bruta é o tempo do relógio, que passa normalmente e é contado de forma integral. Se você estuda das 8h às 10h, por exemplo, seu tempo de estudo bruto é de duas horas.

Já a hora líquida, é aquele tempo que você efetivamente estuda, sem contar as interrupções e pausas. Se durante as duas horas de estudo você parou por 15 minutos, seu tempo líquido é de 1h45min.

Quem diz que estuda 8 horas por dia, estuda 8 horas brutas. A realidade é que essas pessoas acabam estudando nem a metade desse tempo.

Como medir as horas líquidas de estudo?

Para começar a medir as horas líquidas de estudo, faça o experimento de, durante um dia de estudos, anotar toda e qualquer pausa que você fizer e o motivo de cada uma.

Caso você tenha que atender o telefone, anote por quantos minutos parou. Além disso, descreva a justificativa para que seja possível mensurar o que está atrapalhando você.

Você vai ficar assustado com a quantidade de tempo que perde atendendo telefone, checando e-mails, vendo redes sociais, etc.

Através dessa análise, você poderá fazer adaptações. Se o celular atrapalha, talvez seja melhor deixá-lo afastado e no modo avião.

Com o tempo, cria-se um hábito e, consequentemente, você terá mais efetividade na sua preparação.

Hora bruta e hora líquidaPor que é importante administrar o tempo de estudo?

O tempo é um recurso escasso. Se você se sente sobrecarregado e não consegue dar conta da rotina de estudos, é preciso administrar melhor o seu tempo.

Para quem busca estudar com qualidade, a administração do tempo é indispensável e deve ser vista como prioridade.

Só será possível colocar a sua vida em ordem quando você tomar o controle do seu tempo. É preciso tomar as rédeas!

Com isso, você vai melhorar o desempenho das suas tarefas e poder investir nos seus objetivos e sonhos.

E com uma boa administração do tempo, na sua semana de estudos, você também poderá usufruir de momentos de lazer, sem se sentir culpado pensando que deveria estar estudando.

Por que a falta de tempo pode atrapalhar a sua preparação?

A pressão dos prazos cria uma sensação de falta de tempo, que pode acabar gerando ansiedade em um nível que pode atrapalhar a sua preparação.

Preocupação intensa, medo e nervosismo podem prejudicar seriamente a sua rotina. Por isso, esse é o momento de pisar no freio e descobrir como administrar essas pressões e ter mais concentração nos estudos.

Uma boa preparação precisa ter dedicação e equilíbrio. Quando você controla o seu tempo, começa a ter otimização das suas tarefas.

Sua vida não vai se tornar mais chata ou burocrática, pelo contrário, você terá mais tempo para trabalho, estudo e lazer.

O planejamento não vai tirar a espontaneidade da sua vida.

Existe uma maneira correta para controlar as horas de estudos?

Cada pessoa deve controlar as horas de estudos de acordo com a sua necessidade. Mas não há uma maneira correta (e única) de se fazer.

Geralmente, essa organização acaba mudando a sua rotina de forma radical. No entanto, primeiro é necessário compreender como funciona o seu dia.

A dica é escrever quais são as atividades que você realiza ao longo do seu dia e a duração de cada uma.

Veja quais podem ser delegadas a outras pessoas e/ou podem ser adiadas para depois da sua preparação.

Atenção: na hora de adiar atividades, não pense em tirar horas de sono, se afastar completamente de amigos e familiares, ou deixar de fazer atividade física.

O período de sono é fundamental para o seu aprendizado, pois é o momento em que o cérebro fixa o conteúdo aprendido.

Além disso, dormir bem ajuda na memória e proporciona uma sensação de bem-estar no próximo dia. O tempo de lazer com sua família e amigos também é importante, pois é o momento em que você recupera suas energias.

As atividades físicas, por sua vez, são necessárias para manter o corpo saudável, além de ajudar a manter a disposição.

Como gerenciar o seu tempoComo organizar o tempo de estudos?

Após observar quais atividades demandam mais e menos tempo no seu dia, você poderá montar uma grade de horários e escolher as atividades prioritárias.

Primeiro organize quanto tempo você precisa para cada atividade prioritária. O que sobrar, você divide da maneira que puder.

Também aprenda a otimizar o seu tempo. Se você passa horas no trânsito, aproveite esse momento para ler um livro ou assistir uma videoaula.

Para que tudo ocorra bem, é importante fazer um inventário do que você precisa para realizar cada atividade.

Caso queira estudar no ônibus a caminho do trabalho, por exemplo, organize as suas necessidades, como baixar a aula ou levar algum material específico.

Esses detalhes evitam imprevistos e tornam suas atividades mais ágeis. Se você sente fome enquanto estuda, tenha sempre um lanche perto.

Mas se você quiser uma forma automatizada de organizar o seu tempo, a EduQC tem uma ferramenta integrada de controle de estudos.

Você diz o quanto de tempo bruto você tem para estudar e o sistema, por meio dos pomodoros, ajuda a organizar o seu tempo para que você estude com qualidade.

Quer saber mais sobre a ferramenta e como estudar com a EduQC?

Assinatura EduQC

Deixe um comentário