
Já se perguntou quais são seus pontos fracos diante de uma prova?
Pense por um momento se essa situação já aconteceu com você: se dedicou aos estudos e se preparou como nunca, mas, mesmo assim, na hora H não tem o desempenho que imaginava. O que pode estar causando isso?
É no mínimo curioso quando uma pessoa aparentemente preparada para uma prova de concurso termina com uma nota muito abaixo da esperada.
Não estamos falando de uma matéria que é conhecidamente difícil, mas sim daqueles casos em que se perde pontos em questões óbvias e que, em outras circunstâncias, não causariam qualquer problema.
Por que será que isso acontece?
A verdade é que a causa deste mau desempenho pode estar ligada a vários fatores. O primeiro passo para eliminar o problema de vez é identificá-lo.
Por isso, reunimos algumas situações que resultam no mau aproveitamento da avaliação e o que você pode fazer para evitar que aconteça. Confira!
1. Tempo rei
Não há nada pior do que a sensação de tempo perdido, concorda?
Sendo assim, suas chances de se preparar adequadamente para a prova começam a partir do momento que você decide se inscrever em um concurso público.
O dia da prova não é uma ocasião propícia para recuperar o tempo perdido. O melhor remédio é aceitar que só poderá se preparar melhor em um próximo concurso.
Portanto, a administração do seu tempo é fundamental para evitar essa sensação de que poderia (e deveria) ter feito mais quando teve a oportunidade.
Não fuja da responsabilidade. Se você não estiver preparado, não será aprovado. Simples assim.
2. O exagero também é prejudicial
Se não estudar o suficiente é ruim, exagerar nos estudos também é, pois pode surtir um efeito contrário ao esperado.
Encare os estudos para a prova de um concurso como uma maratona, em que é preciso controlar a intensidade e a velocidade para chegar vitorioso na linha de chegada.
Muitos veem a preparação como uma corrida de velocidade, ou seja, tentam dar o máximo de si do começo até o final para conseguirem ganhar o prêmio.
A palavra-chave é equilíbrio. Descansar e relaxar a mente com outros assuntos e atividades é tão importante quanto se dedicar aos estudos.
O exagero nos estudos pode causar a sobrecarga do organismo e a pessoa entra em um esgotamento mental e físico que despencará seu rendimento no dia da prova.
3. Considere os imprevistos
Contar com a sorte é uma atitude arriscada: as chances de se dar bem (ou mal) são de 50% e, por isso, é melhor não arriscar.
O dia da prova em si já gera uma ansiedade e tomar algumas providências básicas para eliminar o risco de imprevistos é a melhor atitude.
Verifique o local e o horário da prova e saia de casa com muita antecedência.
Muitas coisas podem acontecer para resultar em atraso e, consequentemente, na perda da prova: chuva, trânsito, atraso de transporte coletivo, indisposição, entre outros. Pense em todas as possibilidades.
Conte também como imprevistos os possíveis desconfortos que podem ocorrer durante a avaliação: calor, frio, fome, sede, roupa ou sapato apertados, etc.
Por menor que sejam esses detalhes, eles são capazes de tirar a sua concentração da prova e resultar em uma nota menor do que a desejada.
Você já passou por alguma destas situações? Conte para a gente nos comentários como se prepara para o dia da prova de um concurso.
A EduQC Concursos é sua aliada na hora de estudar. Com a nossa plataforma, você organiza o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos simulados disponíveis.