ConcursosDicas

4 fases da aprovação em concurso público

Por agosto 22, 2016novembro 24th, 2020Sem comentários
Aprovação em concurso público

A tão desejada aprovação em concurso público representa viver uma vida financeiramente melhor e com muito mais estabilidade. É por isso que milhares de pessoas correm atrás desse sonho.

Porém, o jogo é difícil e pede não somente determinação e paciência, mas uma compreensão mais abrangente das regras para se conseguir uma aprovação.

Quando o assunto é aprovação em um concurso público, nada melhor do que ouvir conselhos de quem é experiente no assunto e tem uma lista de aprovações em seu currículo para justificar seu conhecimento de causa, não é mesmo?

Victor Maia, fundador daEduQC Concursos e aprovado em diversas seleções – inclusive a de perito da Polícia Federal, que era seu sonho – compartilhou conosco segredos valiosos para dominar a arte de ser aprovado em concursos.

Tudo o que você precisa é passar pelas quatro fases que vamos explicar a seguir. Vem com a gente!

Fase #1: Conhecendo as regras do jogo da aprovação

Muitas pessoas estão há anos fazendo concurso sem conseguir alcançar o seu objetivo: a aprovação. Mas isso não quer dizer que não sejam dedicadas e não estudem as disciplinas com bastante esforço.

Por que isso acontece?

Victor explica: “muitos concurseiros seguem a massa e ‘só estudam’. Esse caminho é tortuoso e, infelizmente, não os leva a lugar algum. O concurseiro é como um viajante: precisa de um mapa, algo que apontará o caminho que deve seguir, com todos os desafios e armadilhas que encontrará pela frente, para saber como evitá-los”.

Uma dica para fazer esse mapa é usar simulados adaptativos que o ajudarão a escolher a área que combine sua vocação e aptidões.

Assim, unindo o útil ao agradável, você segue o caminho mais rápido rumo à carreira de seus sonhos.

Fase #2: Parabéns! Você é um principiante

Agora que você já escolheu uma área específica e já está com seu mapa em mãos, é hora de conquistar a segunda fase do jogo da aprovação.

Nessa fase, seu maior desafio é encarar e eliminar de vez um vilão muito perigoso que pode colocar todo o seu esforço a perder: a preguiça.

A preguiça, muito ardilosa, vai tentar fazer com que você acredite que há atalhos e até fórmulas mágicas de estudo para que consiga sua aprovação. Não caia nessa!

O tempo para estudar é curto e você precisa ser o mais focado e eficiente possível, ou seja, precisa ser produtivo.

“A ferramenta da EduQC te ajuda a montar um planejamento perfeito de estudos, totalmente adaptado às suas necessidades”, diz Victor Maia, que acrescenta: “mas os perigos dessa fase não param por aí”.

Mesmo com seu plano de estudos em mãos, você encontrará outro desafio à frente. O desânimo, que anda de mãos dadas com a preguiça, está à espreita, querendo te desviar do caminho.

Por isso, estar em contato com pessoas que também estão se preparando para concursos, além de ajudar na troca de informações, pode ser uma ferramenta poderosa de motivação.

Quatro fases da aprovaçãoFase #3: Intermediário – Quase lá

Vilões fora do caminho, é hora de se tornar proficiente nas disciplinas básicas da sua área.

No seu mapa, você perceberá que é o momento de melhorar seu material de revisão. Isso significa que, sem um material de revisão apropriado, você terá dificuldade em estudar tudo o que precisa quando o edital do concurso for publicado.

Mas, cuidado! Nem é preciso reforçar que não há milagres para ser aprovado, portanto, não caia nas armadilhas de técnicas de chutes ou outras promessas de facilidades que só o levarão ao fracasso!

Portanto, ter uma boa técnica de estudo é fundamental.

Fase #4: Avançado – Sua hora chegou

O momento mais esperado do jogo chegou: o edital do concurso foi publicado.

Você já conhece as regras do jogo e seu material de revisão está adequado ao seu objetivo. Tudo o que você precisa agora é aprender as novidades do edital.

As matérias básicas já estão dominadas, pois você se preparou com antecedência. Portanto, cobrir o edital será muito mais fácil e você chegará para fazer sua prova preparado e confiante.

A aprovação é apenas o resultado do planejamento e técnica que foram aplicados até este momento, por isso, saboreie sua vitória!

Você venceu!

Fase bônus: conquiste a aprovação em concurso público mais rápido com a EduQC Concursos

O jogo da aprovação não é nada fácil. Fazer um planejamento, encontrar uma técnica de estudos que se adeque às suas necessidades e cobrir todo o edital leva tempo.

A boa notícia é que a ferramenta da EduQC Concursos acelera o seu processo de aprovação. Em média, o estudante leva 4 anos e 5 meses, mas conseguimos reduzir esse tempo para aproximadamente 2 anos e 2 meses.

Através da tecnologia, a ferramenta cobre as quatro fases com as seguintes etapas:

  • Avaliação
  • Análise de chances em concursos
  • Estudo
  • Concurso e Aprovação

A avaliação e a análise em chances em concursos correspondem às fases 1 e 2, enquanto o estudo e a aprovação, às fases 3 e 4.

A EduQC usa simulados para medir o seu nível de conhecimento e o que você mais precisa estudar para ser aprovado, além de comparar o resultado dos seus estudos com dos aprovados no mesmo concurso anteriormente.

E aí, você quer vencer esse jogo mais rápido? Conheça a ferramenta da EduQC!

Conheça a EduQC Concursos

Deixe um comentário