Dicas

7 lições militares para passar em concurso público

Por janeiro 31, 2019novembro 5th, 2020Sem comentários
7 lições militares para passar em concurso público

Estudar para passar em concurso público não é uma tarefa fácil. Abrir mão de horas com a família, lazer e descanso para se preparar para um exame pode acabar se tornando um sofrimento para quem está nessa situação.

Conheço muito bem essa rotina. Consegui a primeira aprovação para agente da polícia federal com pouco tempo de estudo. Me mantive firme estudando até que saísse o edital dos meus sonhos: o de perito da polícia federal.

Nesse caminho, fui aprovado em vários outros concursos, como a Previc e a CGU.

A metodologia que criei e a constância dos estudos me levaram ao meu objetivo. Isso sem fazer nenhuma loucura, como me matar de estudar, ficar sem dormir ou tentar adivinhar o que vai cair na prova.

Com certeza, as lições que aprendi no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a escola de engenharia da aeronáutica, foram fundamentais nas minhas aprovações.

Veja no vídeo abaixo ou leia no resto do post sete lições militares para passar em concurso público te ajudar a se preparar também!

1. Saber qual é o seu objetivo

Para atingir grandes feitos, como ser aprovado em um concurso de ponta, você precisa de metas menores, mensuráveis e que tenham um prazo para a conclusão.

Passar em concurso público é intangível, mas estudar 1h40 de Português hoje é uma meta mensurável e definida.

Como na sabedoria popular, é de grão em grão que a galinha enche o papo. Precisamos traçar quais são os pequenos passos que precisamos tomar para atingir esse objetivo.

2. Avaliar como está o seu nível de conhecimento

O primeiro passo é avaliar como está o seu nível de conhecimento. Partir direto para o estudo, sem saber o quanto você já sabe, é como se embrenhar em uma floresta sem o mapa.

Quando descobrir seus pontos fortes e pontos fracos, saberá dosar o estudo e por onde começar.

Por isso, a EduQC elaborou uma série de simulados para testar o seu aprendizado. Com a avaliação pronta, é possível fazer a escolha certa, aquela que vai mudar a sua vida.

A partir dos seus testes, a EduQC monta um quadro e define quanto tempo você deve destinar para estudar cada matéria. Para isso, é importante levar em conta o seu nível de conhecimento e o peso da disciplina no edital do seu concurso.

Você receberá tarefas diárias de forma cíclica e adaptativa, para garantir que esteja sempre evoluindo.

Saber o que deve fazer fará com que sua energia seja consumida no que interessa: nos estudos.

Assinatura EduQC3. Entender que os recursos são sempre escassos

O sucesso depende de você entender que os recursos são sempre escassos. Escassez é o problema econômico fundamental de se ter desejos humanos praticamente infinitos em um mundo de recursos limitados.

O seu recurso mais escasso é o tempo. Com estratégia, nós já aprendemos que o sucesso é certo. Se você não faz um bom uso do seu tempo, não chegará ao seu objetivo.

4. Aprender a viver sob pressão

Para ser aprovado, você precisa aprender a viver sob pressão. A sua “sorte” estará lançada no aguardado dia da prova. Todo seu esforço será medido ali.

Mas como lidar com isso?

Novamente, a sabedoria popular tem a resposta: treino duro, jogo fácil!

Quando você se prepara com inteligência, fazer a prova é só mais um passo da sua estratégia. Não é um obstáculo, mas um degrau para o seu sucesso.

5. Reduzir os riscos

Tudo que vale a pena, tem riscos. Alguns você pode controlar, outros não. Os que estão ao seu alcance, você precisa reduzir.

Por exemplo, quando você se dedica a uma área, e não a um único concurso, não corre o risco particular desse concurso não ocorrer.

Outro risco desnecessário é tentar adivinhar o que cairá na prova. Isso só vai lhe trazer ansiedade no dia da avaliação porque você está apostando contra a banca, e a banca sempre vence.

6. Ter camaradagem

Certamente, o melhor do militarismo é a camaradagem. Contar com o apoio daqueles que estão passando pelo mesmo e com a experiência de quem já viveu aquilo é muito gratificante.

Não enxergue o seu colega como concorrente. Ajude-o sempre que puder. A única pessoa que você precisa vencer é a si mesmo. Além disso, ensinar é a melhor forma de aprender.

7. Medir-se regularmente

Adaptando o pensamento darwiniano, o aprovado não é o que estuda mais, nem o mais inteligente, mas o que melhor lida com mudanças.

Quando você se mede regularmente, por meio de simulados, você sabe aquilo que está funcionando ou não. Assim, corrige o que está errado e reforça o que está certo.

Pode parecer pouco, mas 1% melhor, em um ano, dá um resultado 37 vezes maior. Já 1% pior, resulta em apenas 2% do resultado que teria se tivesse se dedicado totalmente.

Quer receber mais dicas e ser aprovado mais rápido? Acompanhe o Blog da EduQC e experimente a nossa ferramenta!

Deixe um comentário