Dicas

3 dicas infalíveis para estudar sozinho para concurso

Por julho 24, 2017outubro 8th, 2020Sem comentários
Dicas para estudar sozinho

Estudar sozinho, longe de uma sala de aula ou sem um grupo de apoio, são algumas das dificuldades encontradas por muitas pessoas que pretendem fazer um concurso público.

Os grandes vilões para quem está estudando sozinho são: a ausência de uma preparação adequada e organização. Esses fatores acabam gerando resultados abaixo do esperado.

A solução para este problema é unir a boa vontade com a concentração. Alunos que estão na missão de estudar sozinhos para concurso podem criar um cronograma de estudos, definir uma metodologia que melhor se adeque à sua situação e potencializar seus resultados.

Um cronograma de estudos bem organizado resulta em mais flexibilidade na hora de dividir o tempo com os estudos, além de permitir um ganho maior de autonomia e aprendizado.

Para ajudar nisso, temos três dicas infalíveis para estudar para concurso público sozinho e você pode aprendê-las agora!

1. Ler o texto de uma forma mais generalizada

Ao abrir um livro pela primeira vez para estudar, o estudante deve ler o texto de forma mais generalizada. Como assim?

Não se deve apegar a detalhes nesse primeiro momento, mas sim ao contexto geral daquilo que está lendo.

Uma dica é ler os dois primeiros parágrafos e passar os olhos nos seguintes, captando fragmentos de frases e finalizando ao ler os dois últimos parágrafos.

Após ter uma ideia sobre o assunto que o texto trata, é hora do estudante recomeçar a leitura, porém com atenção aos detalhes dessa vez.

Evitar a leitura repetitiva, ou seja, reler partes do texto que já leu, é outra boa dica. Uma sugestão para impedir que isso aconteça, é usar um pedaço de papel em branco sobre as partes do texto que já foram lidas.

Assim, só será possível ler o que ainda vem pela frente.

Como ler um texto de forma generalizada

2. Cuidado com o excesso de marcações

Quando lemos um texto pela primeira vez com uma caneta marca texto em mãos, a tendência é que a gente ache que todas as informações ali são importantes e merecem destaque.

Esse tipo de visão causa um excesso de marcação que não é indicado. Para evitar que isso aconteça durante a leitura do texto, faça uma pequena marcação no parágrafo que acredita ser relevante para o que está estudando.

Após terminar a leitura, volte ao parágrafo e marque somente as palavras-chave que se lembre do que se trata.

Dessa forma, terá que destacar a informação importante e se lembrará do contexto só em “bater o olho” ao reler o texto.

Marcar palavras-chave de um texto é a técnica de criação de mapas mentais adaptada à leitura.

3. Pratique sempre

A melhor maneira que um estudante tem para saber se está preparado para enfrentar uma prova de concurso público ou um exame, é colocar em prática aquilo que estudou.

Fazer e refazer simulados para treinar todos os pontos importantes é um diferencial.

Para ir além, é indicado praticar o que estudou se imaginando dando uma aula sobre o assunto a outra pessoa. Uma das melhores formas de aprender algo é ensinando.

O objetivo desse “ensinar” é repassar o que foi estudado, mas sem a necessidade de consultar o livro.

Se mesmo após as dicas acima você sente a necessidade de ter algum tipo de ajuda, nós da EduQC oferecemos serviço de consultoria que pode ajudar você nessa trajetória.

Descubra se você precisa ter um consultor para te guiar na jornada rumo à aprovação no concurso público dos seus sonhos.

Deixe um comentário