Engenharia

Recalque diferencial: entenda este fenômeno

Por agosto 9, 2017Sem comentários

Recalque diferencial, conhecido também como assentamento, é o termo utilizado por engenheiros e arquitetos para descrever o fenômeno que acontece quando uma construção sofre um rebaixamento causado pelo espessamento do solo em que foi erguida.
Quando ocorre, o recalque diferencial faz com que uma parte da estrutura fique mais rebaixada que a outra. Com essa diferença de nível, os esforços estruturais inesperados podem acabar causando rachaduras e, nos casos mais acentuados, levar às ruínas.
O surgimento de rachaduras e trincas nas paredes e nas estruturas das edificações podem ser os primeiros sinais de que o recalque diferencial está acontecendo. E normalmente ele é a principal razão para tal.

Recalque e recalque diferencial

Recalque pode ser definido como um movimento vertical descendente ou afundamento de uma parte da edificação ou de um elemento estrutural. Isso ocorre devido ao adensamento da fundação.
Já o Recalque Diferencial Específico ocorre quando parte dos elementos da base da edificação se move e outros permanecem em seus lugares. Ou seja, é a relação entre as diferenças dos recalques de dois apoios e a distância entre eles.

Há, ainda, o recalque por distorção, em que a edificação se modifica sem prejuízos porque os recalques não são diferenciais. Um exemplo deste tipo de recalque é a Catedral do México.

O recalque diferencial mais famoso do mundo

O exemplo de edificação com recalque diferencial mais famoso do mundo é a Torre de Pisa. A torre tornou-se famosa e passou a atrair turistas justamente por, logo após a sua construção (1173), começar a se inclinar para sudeste. Isso ocorreu justamente devido ao solo de fundação mal consolidado e mal construído.
A estrutura, entretanto, permanece erguida por causa das constantes estratégias de geotécnicos.
Dentre as intervenções destes especialistas para manter a estrutura em pé, está o reforço da fundação da Torre.

Porém não é só no exterior que tal fenômeno ocorre. Aqui no Brasil ele também é muito comum, e pode ser observado nos edifícios que compõem a orla da cidade de Santos, no estado de São Paulo.

 
Conhece mais algum caso famoso de recalque diferencial? Deixe nos comentários.
 

Concurso público para engenheiro civil

Ei, engenheiro! Quer mudar de vida e ganhar estabilidade profissional e financeira?
Estamos oferecendo GRATUITAMENTE e totalmente ONLINE, todas as aulas de Engenharia Civil para concurso público. Estude especificamente o que é cobrado e saia na frente dos seus concorrentes!
 
Você conhece a EduQC Concursos em concursos públicos para engenheiro civil? Com ela você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Deixe um comentário