Concursos

Dia da Justiça: qual super-herói concurseiro você é?

Por dezembro 8, 2020Sem comentários
Histórias Inspiradoras de concurseiros

Você sabia que o Dia da Justiça é comemorado em 8 de dezembro? A data comemorativa nacional foi criada pela lei 1.408/51, com o objetivo de homenagear os profissionais do Poder Judiciário.

Nós sabemos que todo funcionário público tem como função final tornar a sociedade brasileira mais justa e igualitária, cada um nas proporções de seu cargo.

O servidor público não deixa de ser um tipo de herói e, por consequência, o concurseiro também.

Afinal, só quem está se preparando para concurso sabe a quantidade de sacrifícios que precisa fazer. Seja para realizar um sonho que você sonhou sozinho, da sua família ou pela vocação para servir ao povo brasileiro.

Por isso, neste Dia da Justiça, resolvemos fazer uma brincadeira e comparar os perfis dos concurseiros com os do super-heróis da Liga da Justiça. Com quem você acha que se identifica mais?

Super-Homem: o que gera esperança

O Super-Homem pode até não pertencer a este planeta, mas ele se tornou uma espécie de esperança para a Terra. Por isso, ele abre nossa lista em homenagem ao Dia da Justiça.

Desdobrando-se entre seu trabalho como repórter no Planeta Diário, a família adotiva e a namorada, Lois Lane, ele está sempre presente quando precisam dele, em qualquer lugar do globo.

Um verdadeiro símbolo de esperança, você sempre pode contar com ele quando precisar.

O concurseiro Super-Homem é o motivador. Aquele que, não importa o quão difícil seja o concurso, o quão alta seja a nota de corte ou quanta matéria ainda falte para estudar, ele não perde a fé que o dia da nomeação chegará.

Pode ser que você mesmo seja o seu concurseiro Super-Homem, embora tenha alguns dias de fraqueza, assim como o herói sofre com a kryptonita.

Você também pode ser aquele que, quando ouve um amigo que está estudando para concurso assim como você dá uma desanimada, está lá para o motivar.

No final, todos precisam ser um Super-Homem no seu dia, mesmo que, às vezes, você tenha que exercer esse papel para si mesmo.

Batman: o estrategista sempre preparado

Cheio de apetrechos e acessórios, o concurseiro Batman é aquele que tem tudo para todas as situações: apostilas, PDFs, videoaulas, a ferramenta da EduQC Concursos… Ele está pronto para todas as situações que quem está se preparando para concursos passa!

Claro que, na hora da prova, vai ser só ele, papel, caneta e seu cérebro, mas isso não o torna menos estrategista. Ele já sabe quanto tempo levará em cada questão, quantos minutos para a redação, o que levará para comer, por exemplo, semanas antes do exame.

O concurseiro Batman sabe que pode ter que lidar com todo tipo de situação e está preparado para todas elas, com muitos ou poucos acessórios.

Pode ser até que você não tenha uma batcaverna, ou um cantinho de estudos superequipado. Afinal, a grande maioria de nós está bem longe de ser milionária como Bruce Wayne, a identidade secreta do homem-morcego.

Mas é fato que, para passar em concurso, todos precisam ser minimamente estrategistas como o Batman seria se estivesse se preparando para uma prova, com ou sem acessórios.

Mulher-Maravilha: a destemida, que adora um desafio

Natural da ilha de Themyscira, Diana Prince foi treinada para ser uma guerreira invencível.

Apesar de ser muito bem preparada, a princesa das Amazonas nunca havia pisado na terra dos homens, onde nós meros mortais vivemos. Vir para cá foi um verdadeiro choque de culturas.

Mas, ainda que assustada com as diferenças, a Mulher-Maravilha não recua diante dos desafios e os encara com a cabeça e os pulsos, com seus braceletes mágicos, erguidos.

Assim é o concurseiro com o perfil da heroína: destemido, ele bate de frente com as dificuldades, até porque adora se sentir desafiado, seja com questões mais complexas ou com a administração do tempo da prova.

Desafiar-se, inclusive, é uma etapa essencial no processo de estudos.

O concurseiro com o perfil da Mulher-Maravilha – que na sua preparação consegue perceber quando pode dificultar as coisas porque tem potencial para dar mais de si -, tem tudo para conquistar a aprovação!

Dia da Justiça - qual super-herói você éLanterna-verde (John Stewart): disciplinado

Entre as várias versões do herói, John Stewart é o único Lanterna Verde terrestre negro. Esta versão do personagem ganhou muita popularidade devido a animação da Liga da Justiça dos anos 2000.

A sua personalidade faz com que se diferencie dos outros Lanternas e seja tão querido pelos fãs. A disciplina que herdou do treinamento militar se reflete nos seus atos de heroísmo.

Diversas vezes ele também precisa assumir a posição de líder, sem nunca deixar de ter um bom coração.

O concurseiro Lanterna Verde é aquele disciplinado, capaz de seguir uma rotina de estudos saudável e de se assumir como alguém que escreve a própria história. Tudo isso sem deixar de estar presente com amigos e família ou os ajudar quando precisam.

Ter disciplina e capacidade de levar os aprendizados de experiências anteriores para a jornada do concurso é um grande diferencial do concurseiro Lanterna Verde.

O produto do seu estudo, assim como os objetos que o Lanterna projeta com seu anel, tem muita solidez. Ele tem tudo para colher bons frutos da sua bem rotina regrada.

Aquaman: comprometido com seus interesses

Assim como a Mulher-Maravilha e o Super-Homem, o Aquaman também não é humano.

Filho da princesa do reino subaquático de Atlântida e de um humano, ele precisa proteger dois mundos: a vida marinha e o povo terrestre, como parte integrante da Liga da Justiça.

Essas duas obrigações fazem com que o herói precise ser extremamente comprometido com ambas as partes sem esquecer os seus próprios interesses.

O concurseiro com o perfil do Aquaman se destaca justamente devido a esse comprometimento. Se ele precisa fazer um simulado durante o seu processo de estudos, por exemplo, ele vai fazer, mas sem sobrepor os estudos com outras obrigações.

Esse comprometimento com as próprias causas é essencial para quem está estudando para concurso. No caso do Aquaman, por exemplo, ele sabe que nem sempre os interesses dos humanos são os mesmos que o dele, que defende a saúde do oceano.

Não vão ser todas as vezes que os seus amigos ou sua família irão apoiar os seus sonhos. Pode ser que eles não entendam que você precise deixar de ir em uma festa para estudar, por exemplo. Ter que lidar com esse desapontamento faz parte da rotina do concurseiro.

Estar comprometido com a sua causa, portanto, é essencial para se manter motivado. A sua força de vontade deve vir principalmente de você.

Flash: bem humorado, sabe que dá conta do recado

Além da velocidade, outra característica marcante no Flash é o bom-humor. E isso não poderia ser diferente no perfil do concurseiro que se identifica com o herói.

Ele é aquele que sempre tem uma piadinha, compartilha os “memes” e pensa em um trocadilho engraçado com a matéria. Sua linha de raciocínio rápida, criatividade e bom-humor também se refletem nos estudos.

Isso não significa dizer que ele perca tempo. Pelo contrário. Apesar de passar algumas horas nas redes sociais procurando posts para compartilhar com os amigos, ele é ágil o suficiente para dar conta de tudo.

A leveza desse concurseiro faz toda a diferença em uma rotina tão pesada como a de quem está se preparando para concursos. Todo mundo precisa enxergar a vida um pouco assim.

Aqueles que não têm uma personalidade parecida, sempre tem um amigo capaz de enxergar a vida dessa forma. Quem não precisa de um momento de descontração?

Supergirl: a que tem que lidar com o primo famoso

A maior parte das pessoas conhece a Supergirl por conta do primo famoso de quem já falamos aqui, o Super-Homem.

Essa é a história de muitos futuros servidores em que alguém na família já passou em um concurso. Por isso, passam por várias comparações.

Mas Kara Zor-El tem os mesmos poderes do primo mais famoso para salvar o mundo e a mesma capacidade. A princípio, ela pode ser até ofuscada por um holofote maior, mas com o tempo conquista a sua própria fama e jornada.

O mesmo acontece com o futuro servidor que tem que lidar com comparações: no início, isso pode causar sim certo mal-estar.

Porém, ele tem tanta capacidade quanto o parente que passou em uma prova antes dele para conquistar a sua vaga e traçar o seu próprio caminho.

Pode não ser tão positivo se identificar com a Kara, mas todos que se identificam com a história do “primo” têm competência para escrever a sua própria jornada assim como ela.

E você, nesse Dia da Justiça, se identifica com qual herói?

Conheça a EduQC Concursos

Deixe um comentário