ConcursosDicas

Como montar um ciclo de estudos para concurso?

Por agosto 12, 2020Sem comentários
Ciclo de estudos para concurso

Montar um ciclo de estudos é fundamental para ser aprovado em concurso e exames. Mas estudar para concursos públicos não é fácil: são várias disciplinas e um conteúdo programático bem extenso.

Muitos candidatos, ao se depararem com essa realidade, desanimam e não sabem como lidar com isso.

Essa dificuldade vem da maneira como a maioria das pessoas encara os estudos ao longo da vida acadêmica. As provas eram de um escopo e período específicos, de forma que se podia estudar para cada uma delas e depois esquecer de tudo.

Em um concurso, isso não é possível. O candidato inicia a preparação antes da publicação do edital e precisa manter na memória tudo que estudou até o dia da prova. 

O estudo por ciclos substitui o velho quadro de horário em que as atividades ficam divididas de forma inflexível ao longo da semana. 

Por exemplo, todos os dias, das 20h à 00h, você estuda uma disciplina diferente:

  • Segunda-feira: Português
  • Terça-feira: Constitucional
  • Quarta-feira: Administrativo
  • E assim por diante…

Sabe qual o principal problema dessa abordagem?

O aluno vive de consciência pesada por não ter conseguido cumprir o quadro porque imprevistos sempre acontecem. Aí o planejamento cai por terra e fica difícil conseguir manter a motivação.

O estudo em ciclos serve justamente para resolver esse problema. 

1. Como fazer um ciclo de estudos para concurso?

O ciclo é composto por disciplinas que devem ser estudadas na ordem em que aparecem, independentemente do dia e da hora em que se está estudando.

Assim, caso tenha estudado até determinada disciplina hoje, amanhã você recomeça seus estudos de onde parou no ciclo, de modo a não prejudicar ou beneficiar alguma disciplina por conta de fatos do dia a dia.

Depois de ver o edital do concurso para o qual você está estudando, você pode começar a montar seu ciclo de estudos a partir de duas (14 dias) ou quatro (28 dias) semanas.

Para quem está estudando para uma área específica ou um concurso que o edital ainda não tenha sido lançado, o indicado é fazer ciclos de quatro semanas. 

Se o edital já saiu – e geralmente há um prazo de três meses para o concurso – o indicado é montar ciclos de duas semanas.

2. Quais as principais vantagens de um ciclo de estudos?

As principais vantagens do ciclo de estudos são:

  1. As disciplinas que você não gosta serão obrigatoriamente estudadas.
  2. Ajuda a memorizar, pois você estará sempre em contato com todas as disciplinas.
  3. Metas melhor estabelecidas ajudam você a se manter motivado.
  4. Alternar as disciplinas aumenta a agilidade do seu raciocínio.
  5. O estudo se adapta a sua rotina sem engessar seu dia.

Vantagens de estudar por ciclos de estudos3. Qual o tempo necessário para cada ciclo de estudos?

O tempo dedicado à cada ciclo vai depender da sua disponibilidade durante o dia. Por exemplo, se você tem seis horas disponíveis para estudar, pode reservar um ciclo por dia.

Quando for se preparar para estudar para uma prova, é mais importante começar cedo do que aumentar o volume.

Ou seja, prepare-se com antecedência, dentro da sua realidade e estudando o possível. Não deixe para se preparar de última hora.

Certamente, nem todos vão ter muita disponibilidade de estudos por dia, mas não vale a pena estudar mais de seis horas líquidas por dia, nem mais que seis dias por semana.

De acordo com pesquisa que fizemos com usuários da EduQC Concursos, a quantidade máxima de tempo de estudo é de 36 horas semanais, divididas em seis dias.

Quem estuda mais de seis horas por dia tende a perder qualidade ou não ter um descanso apropriado. O mesmo vale para quem estuda todos os dias. O descanso deve fazer parte da preparação.

É possível ter uma preparação de alto nível estudando 10 horas por semana, mas é possível estudar, pelo menos, 15 ou 20 horas semanais.

A pesquisa analisou mais de 30 mil simulados feitos ao longo de dois anos e meio por uma parte dos cerca de 4.000 alunos que já usaram a ferramenta.

A cada simulado, o aluno tinha de responder também quantas horas estudou por semana e que métodos usou.

Além disso, é preciso focar nas disciplinas que você sabe menos e as que são mais importantes (com maior peso). Quando se estuda na forma de ciclos, fica mais fácil.

4. Como fazer o ciclo de estudos depois do edital?

O planejamento de estudo pós-edital não é muito diferente do planejamento geral. A diferença é que o tempo até a prova fica mais reduzido.

O momento é de fazer um ciclo que envolva todas as disciplinas do concurso e identificar a proporção de tempo para cada.

Divida as disciplinas em três grupos, na seguinte ordem de prioridade (1-3):

  • Disciplinas grandes que você ainda não estudou, você vai focar mais.
  • Disciplinas que você já estudou por completo – foque menos e dedique-se às revisões, nesse caso.
  • Disciplinas menores que você ainda não estudou, sem assunto extenso, pode dedicar menos tempo.

Distribua as matérias de modo que você estude no mínimo uma hora por semana de cada. No restante do tempo, coloque disciplinas dos grupos 1 e 2, priorizando o primeiro.

5. Ciclos de estudos para concurso com a EduQC

Felizmente, podemos ajudar você a montar o seu ciclo de estudos. Isso mesmo!

Ao acessar a plataforma EduQC Concursos pela primeira vez e colocar o edital e período que você tem disponíveis para os estudos, ela indica quais disciplinas você deve estudar naquele ciclo – que pode ser de duas ou quatro semanas.

Durante o período, você estuda as disciplinas indicadas. Após o ciclo, deve fazer avaliações apenas daquelas matérias que estudou.

Dependendo do seu resultado, será montado um novo controle de estudos levando em consideração as suas proficiências, disponibilidade diária de estudo e o peso das disciplinas no edital.

E irá surgir novas disciplinas – ou as mesmas – de acordo com a sua evolução.

O objetivo é que esse processo se repita até você concluir o seu objetivo de estudos. Organizar-se nesse momento, estando atento às suas demandas e rotina, é fundamental!

Conheça a EduQC Concursos e como a plataforma pode ajudar na sua preparação.

Deixe um comentário